icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
01/02/2015
14:22

O Maranhão Basquete derrotou o Sport Recife, neste sábado (31 de janeiro), por 76 a 70 (42 a 34 no primeiro tempo), no ‘Clássico do Nordeste’, realizado no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), válido pela sétima semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15.

O time maranhense começou bem o jogo e esteve sempre na frente, contando com boa produção ofensiva da lateral Iziane Castro. O representante pernambucano cresceu no segundo quarto, calcado nas boas performances das norte-americanas Toluwani Omotola e Erica Wheller, mas a equipe da casa retornou o seu ritmo normal no terceiro período. Nos dez minutos finais, a equipe pernambucana tentou a recuperação, mas o representante maranhense soube controlar bem a sua vantagem.

Os destaques foram Iziane Castro (31 pontos e 04 rebotes) e a norte-americana Matee Ajavon (14 pontos e 02 assistências), pela equipe maranhense; as norte-americanas Toluwani Omotola (21 pontos e 02 rebotes) e Erica Wheeler (13 pontos, 04 rebotes e 07 assistências), em favor da equipe pernambucana.

“Foi muito positivo, pois vi um Maranhão Basquete centrado e unido. Chegamos a abrir 20 pontos, mas o Sport Recife reagiu, foi quando jogamos verdadeiramente como um time, com todas as atletas focadas e se ajudando. Fico realmente muito feliz com isso”, analisa a lateral Iziane Castro, do Maranhão Basquete.

“Neste jogo a Iziane fez tudo o que tinha que fazer e desequilibrou, sendo o fator determinante para o resultado final da partida”, comenta o assistente técnico do Sport Recife, José Erivaldo de Souza.

Com o resultado positivo, o time dirigido pela técnica cubana Lisdeivi Pompa chegou aos 17 pontos, em dez jogos realizados (07 vitórias e 03 derrotas), aparecendo na quarta colocação na classificação geral. A agremiação pernambucana contabiliza 14 pontos, com as mesmas dez partidas disputadas (04 vitórias e 06 derrotas), permanecendo no quinto lugar.

No outro confronto, o São José/Colinas Shopping conseguiu a recuperação ao suplantar o Basquete Jaraguá, por 79 a 61 (35 a 29 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP). Depois de um primeiro tempo equilibrado, o time da casa, que esteve sempre no comando do marcador, deslanchou e abriu diferença no segundo, chegando bem ao resultado positivo.

SJose Jaragua 300x200 Maranhão Basquete e São José/Colinas Shopping vencem no complemento da rodada inicial do returno da LBF – 2014/15As jogadoras mais efetivas foram Débora da Costa (17 pontos e 04 assistências), Karina Jacob (16 pontos, 10 rebotes e 05 assistências – double-double) e a cubana Plutin Tizon (13 pontos, 09 rebotes e 03 assistências), pelo time da casa; a argentina Sthefany Thomas (24 pontos, 04 rebotes e 01 assistência), Izabella Sangalli (10 pontos, 07 rebotes e 03 assistências) e a cubana Yuli Cruz (10 pontos e 06 rebotes), em favor do visitante.

Com a vitória, o time comandado pelo técnico Carlos Lima chegou aos 17 pontos, em dez jogos realizados (07 vitórias e 03 derrotas), ocupando a terceira colocação na classificação geral. Já a equipe de Jaraguá do Sul segue no 10º lugar, agora com dez pontos, ainda sem vencer na competição.

A sétima semana tem sequencia na segunda-feira (02 de fevereiro), com a realização de cinco jogos: Brasília/BasqueteVizi x Sport Recife, às 20h00 (de Brasília), em Brasília (DF); Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau x Basquete Jaraguá, às 20h00 (de Brasília), em Presidente Venceslau (SP); APAB/Unifeb Barretos x ADCF Unimed/Americana, às 20h00 (de Brasília), em Barretos (SP); São José/Colinas Shopping x Basketball Santo André/APABA, às 20h30 (de Brasília), em São José dos Campos (SP); e Maranhão Basquete x Uninassau/América, às 21h00 (de Brasília), em São Luís (MA).