icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/03/2014
09:17

O Campeonato Paulista para o técnico Mano Menezes, defitivamente, não tem um meio-termo. Nas quatro oportunidades que disputou a competição pelo Corinthians, sua equipe não passou da primeira fase em três oportunidades e, na outra, foi campeão invicto.

Em 2008, recém-chegado ao clube, iniciava a reconstrução do elenco. Sua equipe ficou na quinta colocação, apenas acompanhando os quatro primeiros disputarem a fase final.

No ano seguinte, o topo. Com Ronaldo brilhando em campo, sagrou-se campeão estadual, sendo que a conquista foi confirmada de forma invicta, depois de passar por São Paulo, na semifinal, e Santos, na decisão.

Em 2010, queda. O Corinthians de Mano Menezes voltou a terminar na quinta colocação, ficando fora da fase semifinal, que teve Santos, Santo André, Grêmio Prudente e São Paulo.

Agora, em 2014, mais uma eliminação precoce do treinador. A equipe, com uma rodada de antecedência, foi eliminada no Grupo B do Paulistão, enquanto Botafogo e Ituano se garantiram na próxima fase.

- Terá uma pressão natural que existe no Corinthians, o trabalho está sendo bem feito, não era o que queria, é ter cabeça no lugar para fazer um grande Brasileirão e uma grande Copa do Brasil - afirmou Fábio Santos, um dos mais experientes do grupo.

TIMÃO NO PAULISTÃO NOS ÚLTIMOS ANOS

2008 – Primeira fase
Time chega à última rodada precisando vencer o Noroeste e torcendo por trope-ço da Ponte Preta contra o Santos. Peixe ajuda (2 a 2), mas Timão perde (2 a 3).

2009 – Campeão
Timão conquista o título, após exibição de gala na Vila Belmiro (3 a 1) e empate no Pacaembu (1 a 1). Mano montou timaço com Cristian, Elias e Douglas, Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique.

2010 – Primeira fase
Termina em quinto, atrás de Santos, Santo André, Grêmio Prudente e São Paulo, e é eliminado. Segundo fracasso de Mano pelo Timão no Paulistão.

2011 – Vice
Fez a terceira melhor campanha da primeira fase, eliminou o Oeste nas quartas de final e o Palmeiras, nos pênaltis, na semifinal. Na final, foi derrotado pelo Santos de Neymar.

2012 – Quartas de final
Timão faz a melhor campanha da primeira fase, com apenas uma derrota em 19 jogos, mas perde da Ponte Preta por 3 a 2 , no Pacaembu, e é eliminado.

2013 – Campeão
Campeão paulista, depois de bater o Santos na final. Foi o quarto título do time comandado por Tite – depois ainda conquistaria a Recopa Sul-Americana, contra outro rival, o São Paulo.

2014 – Primeira fase
Eliminado no Grupo B, atrás de Ituano e Botafogo, com uma rodada de antecedência, e apenas 21 pontos em 42 possíveis. A terceira queda na primeira fase com Mano Menezes.