icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
26/11/2014
19:41

As medalhistas olímpicas Ana Moser, do vôlei, e Magic Paula, do basquete, estiveram presentes na abertura da III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social, na manhã desta quarta-feira, no Sesc Consolação, em São Paulo (SP). O evento tem como objetivo principal discutir a importância do esporte como agente central no desenvolvimento humano.

Nesta quinta, às 15h, Ana Moser apresentará, ao lado do ex-jogador de futebol Raí Oliveira, o relatório "Cidades do Esporte", elaborado pela ONG Atletas do Brasil. O relatório trará um diagnóstico do esporte nas 12 cidades-sede da Copa 2014. Raí falou sobre a importância do governo para a democratização do esporte no país e explicou o conteúdo do relatório.

- O nosso objetivo na Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social é mostrar a importância das políticas públicas para promover o acesso ao esporte para todos. E é por isso que escolhemos esse evento para lançar nosso I Relatório Cidades do Esporte, que faz um diagnóstico do esporte nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Moser fez coro ao ex-jogador do São Paulo e esmiuçou a importância de se discutir os pontos principais do relatório

- Mais do que retratos das cidades-sede da Copa, veremos um relatório parcial daquilo que não existe porque não foi entregue pelas cidades e estados. Por isso a nossa dificuldade em articular os esportes ao desenvolvimento humano. Essa é a importância da questão. Isso é a base da educação e da saúde. Precisamos olhar de maneira estratégica para o ineditismo e como isso pode não só afetar o relatório das 12 cidades-sede, mas o Brasil como um todo.

Magic Paula falou da importância do esporte na formação das pessoas

- É uma iniciativa muito legal da REMS (Rede de Esporte pela Mudança Social). Cada um trabalhando na sua área, mas visando a mesma coisa, que é o desenvolvimento humano. Esse é o momento de trocar ideias, debater e discutir. Eu, Ana Moser, a Patrícia Medrado (ex-tenista) e o próprio Raí somos agentes deste setor, porque nos tornamos atletas de alto rendimento, mas o esporte é muito mais do que isso. Ele nos ajudou a formar nossa personalidade, nosso jeito de ser. Nossa base começou na infância, com o incentivo de pais e educadores, e é isso que esse evento vem propor.

A Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social 2014 vai até sábado (29/11). Nesta quinta haverá mais um ciclo de palestras e o lançamento do relatório "Cidades do Esporte". Na sexta e no sábado, haverá oficinas de práticas esportivas com destaque para o último dia, quando serão oferecidas oficinas gratuitas de Futebol de Rua, Tchoukball e Tênis na Praça da Sé, no centro de São Paulo, das 8h às 12h.