icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
14/02/2015
09:02

Com a próxima partida do Campeonato Carioca apenas na próxima quinta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu, neste Carnaval, diminuir o forte ritmo do trabalho que tem imprimido nos treinamentos e liberar os jogadores para curtirem a tradicional festa carioca. Neste sábado, o elenco do Flamengo treina a partir das 10h, no Ninho do Urubu, e, depois, retorna aos treinos apenas na tarde de segunda-feira, também no Ninho.

Vanderlei Luxemburgo acredita que a diversão também é importante para que os jogadores relaxem e continuem a evoluir no trabalho. Até o próprio treinador admitiu que irá curtir a folia, divertindo-se nos blocos de rua e marcando presença nos camarotes da Sapucaí. O comandante rubro-negro afirmou ainda que o Carnaval faz parte da cultura brasileira e deve ser bem aproveitado.

E MAIS!
> Por titularidade no Flamengo, Gabriel diz que não vai curtir o Carnaval
> VÍDEO Léo Moura e Joia da base balançam as redes em coletivo do Fla

– Tem uma coisa que falo há alguns anos. Já vi jogos oficiais em domingo de Carnaval e em Quarta-Feira de Cinzas. O Carnaval faz parte da cultura brasileira, não dá para proibir o jogador de aproveitá-lo. Quantas confusões têm durante o Carnaval? É da nossa cultura. Dei uma aliviada, esse ano, porque não há jogos durante o Carnaval. Eu disse para eles curtirem com tudo. Vamos trabalhar, mas quero que eles se divirtam, isto é importante. Quem vai para a avenida, vai dormir e descansar. Não posso proibir. Inclusive vou também – afirmou o treinador.

Internamente, os jogadores do Flamengo receberam com bons olhos a liberação da comissão técnica. Eles acreditam que essa folga foi merecida, já que passaram por um intenso trabalho na pré-temporada, quando ficaram longe de suas famílias e do Rio de Janeiro por praticamente um mês. Na oportunidade, eles realizaram em mais da metade dos dias treinos em período integral, sem descanso (veja mais abaixo).

A torcida espera que a folga não atrapalhe a boa sequência dos jogadores rubro-negros na temporada. É saudável curtir o Carnaval, mas com moderação. Para que tudo não se acabe na quarta-feira.

Pré-temporada intensa ajudou Luxemburgo a tomar decisão

Um dos motivos que levaram o técnico Vanderlei Luxemburgo a liberar os jogadores para aproveitarem as festas de Carnaval foi o fato do Flamengo ter feito um intenso trabalho de pré-temporada no mês passado. Diferentemente dos anos anteriores, a equipe teve o período de um mês para os atletas voltarem à forma física ideal. Após as festas de fim de ano, foram realizados vários treinamentos em período integral, praticamente sem dar folga aos jogadores.

Nesta temporada, o Flamengo passou o período de duas semanas na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, local que a equipe não realizou treino integral em apenas um dia – quando disputou um jogo-treino contra o Red Bull Brasil, equipe que disputa o Campeonato Paulista.

Depois, o Flamengo ficou três dias em Brasília e realizou atividades em todos os dias, além de enfrentar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Já em Manaus, local que recebeu o Rubro-Negro durante uma semana, a equipe duelou contra Vasco e São Paulo e também realizou treinamentos em período integral. Desde o início do Campeonato Carioca, a intensidade nos treinos também foi vista.