icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
14/12/2013
22:40

Único brasileiro a lutar no UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez, que acontece em Sacramento, nos Estados Unidos, Edson Barboza deu um verdadeiro show no evento. Atuando pelo card preliminar, o lutador fez uma luta espetacular contra Danny Castillo, e venceu o confronto por decisão dividida dos juízes - um dos jurados declarou empate.

Durante o primeiro round da luta, o brasileiro sobreviveu a uma sequência avassaladora de Castillo. Após acertar um cruzado de direita, o americano investiu no ground and pound, tentou finalizações e por muito pouco não venceu o confronto logo no primeiro assalto.

Mostrando muito coração, Edson recuperou-se no round seguinte e passou a controlar a luta. Com chutes na perna de seu oponente e socos fortes, o brasileiro chegou perto de nocautear o americano no segundo round, e depois manteve o ritmo no terceiro assalto para garantir a vitória.

Com o triunfo, Edson Barboza possui agora 13 vitórias e apenas uma derrota no MMA. Já Castillo chegou ao seu sexto revés em 22 lutas na carreira.

A LUTA
1º Round
Os lutadores não perderam tempo e já partiram para trocação franca logo no início do confronto. Com dois minutos de luta, Castillo acertou um cruzado que abalou o brasileiro. Após Edson sentir o golpe, o americano foi para cima e acertou novos socos, até derrubar o brasileiro e passar a investir no ground and pound. Castillo chegou ainda a arriscar duas finalizações, mas não teve sucesso e terminou o assalto golpeando por cima.

2º Round
Mais concentrado, Edson Barboza controlou a distância no segundo round com chutes baixos. No meio do assalto, Danny Castillo dominou o centro do octógono, mas o brasileiro se saiu melhor na trocação. No final do round, Edson acertou um soco de esquerda que derrubou o americano. No chão o brasileiro acertou novos golpes e arriscou um triângulo de mão, mas Castillo conseguiu escapar da finalização.

3º Round
O brasileiro começou melhor novamente no terceiro assalto, com fortes chutes baixos na perna de seu oponente. Mesmo assim, o americano tomou o centro do octógono e arriscou algumas quedas, mas não conseguiu derrubar o brasileiro. No meio do assalto, os dois lutadores protagonizaram uma trocação franca. Em meio a troca de golpes, o brasileiro acertou um chute na linha de cintura, que o americano sentiu. No minuto final, Edson ainda aplicou um chute rodado no rosto de seu oponente.

Bobby Green x Pat Healy

No melhor estilo Anderson Silva, Bobby Green venceu Pat Healy por decisão unânime dos juízes. Green abusou das provocações durante o combate e manteve sempre a guarda baixa, mostrando muita habilidade para desviar dos golpes de seu oponente.

Pat Healy acabou se frustrando por não conseguir acertar seu adversário e foi castigado pelos contra-golpes. Com o resultado, Healy chegou a duas derrotas consecutivas, enquanto Green conquistou sua terceira vitória em três lutas pelo UFC.

Scott Jorgensen x Zach Makovsky

Em luta equilibrada, o americano Zach Makovsky surpreendeu e desbancou o favorito Scott Jorgensen. Mostrando muita qualidade na trocação, Makovsky acertou bons golpes, que chegaram a abalar o estreante nos moscas durante momentos diferentes do combate, e venceu o duelo por decisão unânime dos juízes,

Jorgensen só conseguia levar vantagem sobre seu adversário quando partia para luta agarrada, mas mesmo assim não conseguiu ser contundente. O ex-desafiante dos galos possui agora apenas uma vitória em suas últimas cinco lutas, enquanto Makovsky triunfou em seu debute pelo Ultimate.