icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
10/11/2013
12:16

Em sua primeira temporada na MotoGP, Marc Márquez, de apenas 20 anos, marcou seu nome na história da categoria, sagrando-se o mais jovem campeão do mundo. O espanhol chegou em terceiro lugar na etapa de Valência, a última de 2013, mas garantiu o troféu.

Campeão em 2012, Jorge Lorenzo quase conseguiu impedir a conquista do novato. O piloto da Yamaha venceu as duas últimas corridas, na Austrália e no Japão, além de ganhar a corrida deste domingo, na Espanha. Mesmo assim, para conseguir o título era necessário que Márquez chegasse a partir da quinta colocação.

Dani Pedrosa completou o pódio. Valentino Rossi chegou em quarto lugar, com Álvaro Bautista e Stefan Bradl fechando a zona de pontuação.

Mesmo com a pole-position, Márquez foi rapidamente ultrapassado por Lorenzo, que precisava deixar o adversário para trás se quisesse ser campeão. Passou então a brigar pela ponta com Dani Pedrosa.

Márquez chegou a voltar para a primeira colocação, mas com a pressão de Lorenzo preferiu assegurar o troféu sem arriscar e sem brigar para vencer no circuito de Valência, evitando erros.

Com um vice e um título da Moto2, o piloto da Honda chegou em 2013 surpreendendo o companheiro Pedrosa, que tem apenas dois vice-campeonatos na categoria. Foram seis vitórias e outros dez pódios nas 18 corridas do ano - ele abandonou na Itália e foi desclassificado na Austrália.