icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
09/02/2015
12:57

Alguns nomes do esporte podem ter problemas com a Fazenda. Isso porque uma lista com mais de 100 mil clientes do banco HSBC que teriam levado dinheiro à Suíça para ocultar fortunas foi divulgada. Entre eles estariam os nomes como o piloto espanhol Fernando Alonso, o heptacampeão da Fórmula 1 Michael Schumacher e o atacante uruguaio Diego Forlán.

Os nomes foram obtidos por Hervé Falciani, ex-funcionário do banco, que colabora com a Justiça desde 2009. O total do dinheiro movimentado para o país teria ultrapassado a marca de US$ 100 bilhões (R$ 280 bilhões). E os valores, enviados para o banco na Suíça entre 2005 e 2007, nem sempre foram declarados.

O ex-funcionário do banco disse em seu relatório que o HSBC dava consultoria sobre como as pessoas da lista deviam fazer para evitar a legislação fiscal de seus países.

Além de Alonso, Schumi e Forlán, outras pessoas do mundo do esporte na lista são os pilotos Valentino Rossi e Heikki Kovalainen, Flavio Briatore e os tenistas Marat Safin e Paradorn Srichaphan.