icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
06/06/2014
00:51

Sem frustrar as expectativa dos fãs que esperam por uma série final de NBA tão emocionante quanto a do ano passado, San Antonio Spurs e Miami Heat abriram a decisão de 2013/2014 com um show de basquete. Na noite desta quinta-feira, em San Antonio, o time da casa largou na frente ao vencer por 110 a 95 em uma partida cheia de alternâncias no AT&T Center.

O time da Flórida contou com atuação inspirada do astro LeBron James para virar o jogo no terceiro quarto depois de ficar boa parte do duelo atrás no placar. Mas, devido ao forte calor, ele precisou deixar a quadra carregado, com fortes dores musculares.

O San Antonio se aproveitou do incidente e teve em Emanuel Ginóbili, autor de 16 pontos e 11 assistências, e Tim Duncan, com 21 pontos e dez rebotes, os nomes do triunfo. Tiago Splitter também apareceu bem, com 14 pontos e quatro rebotes. LeBron foi o cestinha, com 25.

O segundo confronto da série melhor de sete acontecerá no próximo domingo, às 21h (de Brasília), novamente no AT&T Center.

Em busca do tricampeonato seguido, o Miami Heat começou o duelo com leve superioridade, mas rapidamente o time da casa assumiu a dianteira, comandado por um grande início de partida de Ginóbili. O primeiro quarto terminou com vitória do San Antonio Spurs por 26 a 20.

Mas quem aproveitou bem o garrafão na sequência foi Tim Duncan, que roubou a cena na reta final do primeiro tempo. Dwyane Wade mantinha o alto nível do jogo para a equipe visitante, mas o San Antonio foi para o intervalo com vitória parcial de 54 a 49. 

LeBron James foi cestinha e roubou a cena antes de precisar deixar a quadra  (Foto: Andrew D. Bernstein/AFP)

No terceiro quarto, os Spurs abriram nove pontos pela primeira vez (58-49), mas o Heat contou com o crescimento de LeBron James. Foi com ele que os visitantes conseguiram pela primeira vez passar à frente no placar. Apesar da boa atuação, o brasileiro Thiago Splitter acabou sacado do lado do Spurs. 

LeBron também deixou o jogo, mas por outro motivo. Em razão do calor, motivado pela quebra do ar condicionado do ginásio, o jogador sofreu com caimbras e teve de sair carregado. A saída do astro diminuiu o poder ofensivo do Heat.

Ele até tentou retornar no último quarto, quando o San Antonio retomou o controle do jogo, embalado por Danny Green. Tony Parker também chamou a responsabilidade e emplacou dois arremessos de três em momento crucial. Com muita intensidade e domínio sobre o rival, o Spurs fez a alegria da torcida e abriu 1 a 0 na série decisiva.