icons.title signature.placeholder Guilherme Cardoso e Rafael Sandrão
23/11/2013
09:03

Um recorde que nem Sebastian Vettel pode quebrar. Mesmo na lanterna do Mundial de Pilotos, o britânico Max Chilton pode se orgulhar de ter atingido uma importante marca nesta temporada: a de estreante com o maior número de corridas terminadas.

Aos 22 anos, o piloto faz parte do quarteto que tem sofrido neste ano. Afinal, enquanto a Red Bull domina as corridas, a Marussia, de Chilton e Julio Bianchi, disputa com a Caterham, de Charles Pic e Giedo Van der Garde, para saber quem não termina 2013 na lanterna. Mas mesmo com o equipamento inferior, o inglês conseguiu a proeza de chegar ao fim das 18 provas da temporada.

Pelas estatísticas da Fórmula 1, tal marca é igualada pelas McLarens de Jenson Button e Sergio Pérez. Mas nesse caso vale uma observação. Eles não chegaram ao fim dos GPs da Malásia e da Grã-Bretanha, respectivamente, mas como completaram mais de 90% da prova, foram classificados em 17º e 20º.

Com o recorde, o novato britânico superou a antiga marca alcançada pelo português Tiago Monteiro, em 2005, pela Jordan. Na ocasião, ele terminou 16 provas na estreia.

– Certamente, é uma coisa que me deixa orgulhoso, é uma grande conquista ter terminado 18 corridas. Mas tento não olhar para isso. Sou um pouco supersticioso. Se eu começar a olhar em volta, sinto que estarei desafiando o destino. É uma coisa que quero manter assim. Óbvio que, se eu estiver em uma posição em que precise lutar para manter o 13º lugar, farei tudo para mantê-lo. Seria muito legal se eu conseguisse terminar a corrida, mas se não der não será o fim do mundo – avaliou o piloto.

Chilton tem como melhor colocação na temporada um 14 lugar alcançado no GP de Mônaco, em maio. Já nas últimas duas provas, não passou do 21 posto. Só para se ter uma ideia, ele completou 1.034 voltas no ano. Os vencedores de todas as corridas somados têm 1.060.

O inglês não arrasta multidões durante o fim de semana. O torcedor mais desatento, pode até não perceber quando o piloto passa ao seu lado. Mas de uma coisa ele pode ser orgulhar: tem um recorde que nem mesmo Vettel alcançou.

NA LINHA DE CHEGADA:

Ex-recordista
Em 2005, seu ano de estreia, o português Tiago Monteiro completou 16 provas consecutivas pela Jaguar. Foi terceiro no GP dos Estados Unidos.

Novo recordista
Max Chilton estreou nesta temporada pela Marussia. Até o momento, completou 18 provas. Seu melhor resultado foi o 14 lugar em Mônaco.

Não entram na conta
Pelas estatísticas da Fórmula 1, o inglês Jenson Button e o mexicano Sergio Pérez também completaram todas as 18 provas. No entanto, o primeiro abandonou o GP da Malásia com três voltas para o fim. Já o segundo saiu da prova na Grã-Bretanha faltando seis. Assim, como completaram 90% das provas, foram classificados no fim em 17º e 20º, respectivamente.

QUEM É:

Nome: Max Chilton

Nascimento: 21/4/1991, em Reigate (GBR)

Altura e peso: 1,82m e 66kg

Carreira: Após passar por Fórmula 3 Inglesa e GP2, virou piloto titular da Marussia nesta temporada