Lago desativado a pedido de condomínio é símbolo da Granja Guarani

Granja Guarani(Ari Ferreira)
Granja Guarani(Ari Ferreira)

Escrito por


O suíço René Keller, no Brasil há sete anos, no Lago Iacy desativado (Ari Ferreira)

O Lago Iacy talvez seja o maior símbolo da decadência de parte da Granja Guarani, que reserva belas cachoeiras e paisagens de Teresópolis. Ponto de encontro de famílias da região, o lago e os dois parquinhos para crianças foram desativados há dez anos e tomados por matagal e ferrugem. Moradores dizem que o esvaziamento foi pedido pela empresa que administra condomínio de classe média alta ao lado do lago. Problemas graves nas estruturas das casas provocados por infiltrações não foram resolvidos pela prefeitura.

Hoje, o lago abandonado é usado por moradores para passeio com animais de estimação. Como o caso de René Keller, de 50 anos, suíço que mora há sete anos no Brasil e há seis meses em Teresópolis. Ele vive da renda do criadouro de peixes que montou em Paracuru, a 80km de Fortaleza. Diz que foi para Teresópolis porque cansou do calor do Ceará. Ele mora na parte alta e mais nobre da Granja Guarani.

– Eu, pelo menos, não tenho do que reclamar. A cidade é bonita, as cachoeiras são lindas, levo minha família para as piscinas naturais que se formam por aqui e curto o que a natureza tem para oferecer. Mas sei que o país tem graves problemas. E que as pessoas têm suas razões para reclamar – disse.

Keller respeita o otimismo brasileiro na Copa, mas vai torcer pela Suíça. E para os problemas do Brasil, como os de parte da Granja e de Pedreira, serem resolvidos um dia.

DIFERENÇAS ENTRE AS GRANJAS COMARY E GUARANI

GRANJA COMARY

Espaço: 8.500 metros quadrados

O que oferece: A sede da CBF é dividida em cinco setores, que incluem salão de jogos, sala especial para departamento médico e outra para fisioterapia, barbearia, odontologia, podologia, farmácia, restaurante, lavanderia, almoxarifado e estamparia, ginásio poliesportivo, circuito das águas com piscinas aquecidas (uma delas com vidro transparente para observação para fisioterapeutas), vestiários e saunas seca e a vapor.

Para treinamento: São três campos com medidas oficiais, além de outro que foi desativado para a montagem da estrutura para a imprensa. O campo 1, principal, possui miniarquibancada. E ainda há uma quadra de areia ao lado.


Garoto brinca em frente a um carro com a bandeira do Brasil, na Granja Guarani (Foto: Ari Ferreira)

PARTE BAIXA DA GRANJA GUARANI E PEDREIRA

População: Segundo o último censo, são cerca de 2.500 habitantes na região.

Saúde: A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima fica a 30 minutos de ônibus. Há um posto de saúde no bairro, mas faltam médico e medicamentos para a população.

Transporte público:
Duas linhas de ônibus, das quais partem carros a cada 40 minutos.

Saneamento básico: Há água encanada e sistema de esgoto.

Segurança: Taxa de criminalidade é baixa, mas a iluminação é precária.

Limpeza: Moradores reclamam que não há recolhimento de lixo frequente. E o lixo acumulado nas ruas são levados pela chuva junto com a lama.

Lazer: O Lago Iacy (ou antigo Lago Saldanha, porque ficava ao lado do sítio do ex-jornalista e ex-técnico da Seleção, João Saldanha, morto em 1990) foi desativado porque comprometia a estrutura de um condomínio vizinho.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter