icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
21/06/2014
17:52

Futebol é mesmo espetacular. A Alemanha virou sensação da Copa do Mundo após a goleada por 4 a 0 sobre Portugal na estreia. Já Gana poderia se despedir neste sábado em caso de derrota. Resultado: um jogo extremamente disputado, empate em 2 a 2, e sorte de quem esteve no Castelão, em Fortaleza, para assistir à esta partida. Götze e Klose, que igualou Ronaldo como artilheiro das Copas (15 gols) marcaram a favor dos alemães. Andre Ayew e Asamoah Gyan fizeram para os africanos.

Mesmo com o empate, a Alemanha segue na liderança do Grupo G, com quatro pontos. Gana está em terceiro, com apenas um. Os dois, porém, estão com um jogo a mais que Estados Unidos (três pontos) e Portugal (zero), que jogam neste domingo. Na próxima rodada, os alemães enfrentam os norte-americanos, em Recife. Já os ganeses pegam os portugueses, em Brasília. Os dois jogos serão quinta-feira, às 13h.

O JOGO

Ao contrário da estreia das duas equipes nesta Copa, quando a Alemanha fez e Gana sofreu um gol logo no início, o confronto começou bastante equilibrado. Os alemães, tecnicamente superiores, viam no toque de bola uma boa arma para chegar ao ataque. Os ganeses, bem postados na defesa, tentavam sair no contra-ataque para pegar o adversário de surpresa.

E, de fato, em um primeiro momento, Gana conseguiu dar trabalho à Alemanha. Com uma forte marcação e utilizando muito os lançamentos para a velocidade de Ayew e Atsu, tiveram oportunidades para marcar em chutes de longe, com Muntari e o próprio Atsu. Mas Neuer estava seguro.

Os alemães, quando chegavam, tinham praticamente a mesma jogada: Özil e Götze iam até a linha de fundo e davam passes rasteiros procurando Müller. A estratégia, porém, não funcionava, já que em praticamente todas as oportunidades os zagueiros africanos conseguiam cortar.

Na volta para o segundo tempo, as duas seleções viam que era necessário ser mais incisivo para conseguir fazer o gol. E fizeram isso mesmo. Logo aos cinco, Götze aproveitou cruzamento na área e, meio desajeitado e sem querer, cabeceou de nariz e completou com o joelho para o gol.

Ayew corre para comemorar o primeiro gol de Gana (Foto: Carl de Souza/AFP)

A festa alemã durou pouco tempo. Somente quatro minutos depois, em um lance semelhante ao do gol dos europeus, Atsu cruzou bem na área e Ayew subiu mais alto do que todo mundo para deixar tudo igual. E contrariando todas as expectativas, aos 18, Asamoah Gyan recebeu na entrada da área e virou o jogo para os ganeses.

Klose comemora seu 15º gol em Copas do Mundo (Foto: Francois Xavier Marit/AFP)

Mas como futebol é um esporte imprevisível - e por isso é espetacular - oito minutos depois, Klose, que havia entrado em campo há dois minutos, aproveita um cruzamento na área e desviou para o gol, empatando a partida e igualando Ronaldo como maior artilheiro das Copas do Mundo, com 15 gols marcados.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 2X2 GANA

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data-Hora: 21/6/2014 - 16h
Público:
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Cartões amarelos: Nenhum
Cartões vermelhos: Nenhum

GOLS: Götze, 5'/2ºT (1-0); Andre Ayew, 9'/2ºT (1-1); Asamoah Gyan, 18'/2ºT (1-2); Klose, 26'/2ºT (2-2)

ALEMANHA: Neuer; Boateng (Mustafi, intervalo), Mertesacker, Hummels e Howedes; Lahm e Khedira (Schweinsteiger, 24'/2ºT) ; Özil, Kroos e Götze (Klose, 24'/2ºT); Müller - Técnico: Joachim Löw

GANA: Dauda; Afful, Mensah, Boye e Asamoah; Muntari, Rabiu (Badu, 32'/2ºT), Atsu (Wakaso, 28'/2ºT)e Kevin-Prince Boateng (Jordan Aewy, 6'/2ºT); Andre Ayew e Asamoah Gyan - Técnico: James Appiah