icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/03/2014
10:46

Durante quase dois meses, de março a maio, 572 garotos com idade de 13 a 14 anos de toda a cidade de São Paulo irão disputar a Copa SP14, torneio organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, em que cada uma das 32 subprefeituras da capital paulista representará um dos 32 países do Mundial da FIFA no Brasil.

Para a definição de qual país será representado por qual subprefeitura, foram utilizados três critérios diferentes: afinidade cultural, interesse da subprefeitura e sorteio. De modo que Santo Amaro, conhecida pela concentração de alemães, representará a Alemanhã na Copa SP14, enquanto a Mooca jogará com a camisa da Itália. Os atuais campeões, a Espanha, serão representados pela Vila Mariana, e o Brasil ficou com a subprefeitura do Jaçanã-Tremembé.

Uma das regras para participar do torneio é estar matriculado na escola. Além da questão esportiva, existe uma troca cultural grande, já que diversos consulados e embaixadas ajudaram mandando material e enviando representantes para palestras.

- Com a Copa SP14 conseguimos envolver toda a cidade, sem exceção, com o tema da Copa do Mundo. Motivamos esses garotos por meio da atividade física saudável e a educação, já que todos devem estar na escola - diz o secretário de Esportes, Celso Jatene.

- E em uma idade, o início da adolescência, quando é fundamental que recebam atenção e boa orientação - complementa.

As partidas começam nesse sábado. Brasil e Suíça, França e Costa do Marfim, Chile e Gana e Holanda e Uruguai são os jogos que abrem a primeira rodada do torneio. Na fase de grupos, os duelos acontecerão sempre aos sábados de manhã e serão disputados em dez campos espalhados pela cidade. A final e a decisão de terceiro lugar serão disputadas no Estádio do Pacaembu. A entrada é gratuita.