icons.title signature.placeholder Daniela Caravaggi
08/11/2013
18:44

Além das competições individuais terem sido iniciadas, os Jogos Escolares da Juventude foram marcados por uma foto histórica na manhã desta sexta-feira no Mangueirão, em Belém (PA). Isso porque, neste sábado faltarão exatamente 1.000 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Após a etapa classificatória de atletismo, parte dos 4.000 jovens que estão disputando o evento estudantil integraram o grupo de 1.000 jovens que formaram o número 1.000, no estádio paraense, embaixo de muito sol. 

A outra metade dos jovens presentes foi composta por beneficiados pelo Pro Paz, programa que busca disseminar a cultura de paz em comunidades carentes do Pará. Os medalhistas olímpicos Vanderlei Cordeiro e Sarah Menezes assistiram toda a organização à beira do campo.

A foto também foi marcada por um "toque" paraense. A faixa que integrou o lado esquerdo da imagem, para formar a inscrição “Rio 2016 a 1.000” exibiu uma interpretação do logotipo oficial do evento, que foi produzida pelos grafiteiros de Belém Dime França e Sebá Tapajós, além do mineiro Hyper.

O evento escolar, organizado pelo COB desde 2005, vai até o dia 16 de novembro. Atletas com idade entre 15 e 17 anos de 1251 escolas públicas e privadas competirão em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

*A repórter viajou a convite do COB