icons.title signature.placeholder Marcelo Damato
18/06/2014
15:57

O presidente da CBF, José Maria Marin, considerou uma "excelente sugestão" a pergunta de um jornalista de "por que ele não usava o dinheiro da entidade para investir no desenvolvimento do futebol?".

- Vou pensar no assunto com carinho - disse o cartola.

O desenvolvimento do futebol brasileiro é um dos principais objetivos da CBF segundo seu estatuto, mas não faz praticamente nada fora dos principais compromissos da Seleção Brasileira e das principais competições masculinas. Mesmo o Campeonato Brasileiro feminino recebe verbas do governo federal.

A Federação Inglesa, em contrapartida, faz programas muito extensos, que envolvem não só o futebol de alto rendimento, mas até o amador e escolar. De 1995 a 2005, a FA treinou e certificou todos os técnicos de futebol do país, inclusive os das escolas e de campeonatos amadores.

Desde 2005, a FA, está ajudando a reformar todos os campos de futebol da Inglaterra, para que tenha um nível de qualidade ao menos aceitável. NA Espanha, a federação possui dezenas de escolas de treinadores, contra apenas uma no Brasil, que funciona de forma limitada.