icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
29/11/2014
18:21

Joinville campeão, Avaí na Série A de 2015 e América-RN rebaixado para a Série C. A rodada final e decisiva da Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado determinou esses resultados. E sobrou emoção para os torcedores, principalmente para os times que brigavam pela permanência na segunda divisão ou pelo acesso à elite do futebol nacional.

Em Itápolis, a derrota por 1 a 0 do Joinville para o Oeste não impediu o JEC de conquistar de forma inédita a Série B. O segundo título nacional da equipe foi muito celebrado pelos jogadores, comissão técnica e os poucos presentes em Itápolis, mas também pelos torcedores em Joinville, que se reuniram para assistir a "final" na Arena Joinville.

O vitória também significou a permanência do Oeste na Série B. A equipe paulista, com 48 pontos, encerra o Campeonato Brasileiro na 15ª posição, superando América-RN e Bragantino, seus adversários na briga contra a degola nesta última rodada.

Quem poderia ameaçar a conquista do Joinville era a Ponte Preta, mas a Macaca também decepcionou. Na Arena Pernambuco, o Naútico segurou o empate em 1 a 1. A Macaca termina a competição na segunda colocação, com 68 pontos, e na Série A de 2015. Já o Timbu termina com o 11º lugar, com 52 pontos.

Na briga pelo acesso, cinco times brigavam por uma vaga neste sábado. Com a vitória sobre o Vasco por 1 a 0, o Avaí chegou aos 62 pontos e conquistou a vaga na elite do futebol brasileiro, onde esteve pela última vez em 2011. Quem fez sua parte mais saiu sem a vaga para a Série A foi o América-MG, que venceu por 4 a 0 o Sampaio Corrêa e somou 61 pontos. O Ceará, também na briga pelo G4, perdeu para o Luverdense por 1 a 0.

Na frente do Avaí antes da rodada, Boa e Atlético-GO teriam conseguido o acesso se tivessem vencido seus jogos, mas as duas equipes foram derrotadas. Já no segundo tempo, o Boa saiu na frente do Icasa, mas tomou a virada e perdeu por 3 a 2. Com 59 pontos, o time termina a Série B em sexto lugar. A situação do Atlético-GO foi a mesma. Após abrir o placar, a equipe sofreu a virada do Santa Cruz, com dois gols de Léo Gamalho. O 3 a 2 deixou o Santa com 55 pontos.

No Z4 no início da 38ª rodada, o Bragantino conseguiu uma vitória histórica sobre o ABC, fora de casa, e escapou de disputar a Série C em 2015. Além do triunfo por 2 a 0, gols de Erick, aos 49 do primeiro tempo e 44 do segundo, o Braga foi ajudado pela derrota do América-RN, que acabou rebaixado. O revés que definiu o rebaixamento foi contra o Paraná, por 4 a 1.

CLASSIFICADOS PARA A SÉRIE A-2015:

Joinville
Ponte Preta
Vasco
Avaí

REBAIXADOS PARA A SÉRIE C-2015:

América-RN
Icasa
Vila Nova
Portuguesa

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DESTE SÁBADO:

Atlético-GO 2 x 3 Santa Cruz
Icasa 3 x 2 Boa
América-MG 4 X 0 Sampaio Corrêa
Náutico 1 x 1 Ponte Preta
Oeste 1 x 0 Joinville
Luverdense 1 x 0 Ceará
ABC 0 x 2 Bragantino
Avaí 1 x 0 Vasco
Paraná 4 x 1 América-RN

VEJA COMO FICOU A ARTILHARIA: