Joias de Xerém: Confira a lista das revelações do Fluminense


Escrito por

A renovação de contrato do jovem Robert, de apenas 18 anos, confirmou, mais uma vez, a capacidade de Xerém em revelar novos talentos para o futebol. Inaugurado em 1995, o centro de treinamento do Fluminense já foi responsável pelo aparecimento de grandes jogadores, da defesa ao ataque. Confira nossa seleção especial dos mais recentes craques formados pelo tricolor.



Marcelo



O lateral-esquerdo dispensa apresentações. Considerado um dos melhores do mundo em sua posição, Marcelo carrega no currículo a titularidade no Real Madrid e na Seleção Brasileira.

Ano em que começou no profissional: 2006
Principais títulos: 1 Liga dos Campeões, 3 Campeonato Espanhois e 1 Mundial de Clubes da FIFA
Atual time: Real Madrid 




Wellington Nem 



Atacante rápido e habilidoso, Nem não demorou a conquistar a torcida do Fluminense. Fazendo dupla com Fred, o jogador foi um dos principais responsáveis pela conquista do título brasileiro de 2012 pelo Tricolor das Laranjeiras.

Ano em que começou no profissional: 2011
Principais títulos: 1 Campeonato Brasileiro, 1 Campeonato Ucraniano
Atual time: Shakhtar Donetsk 


Arouca



Volante técnico e marcador, Arouca é um dos jogadores mais regulares do futebol brasileiro, dificilmente passando por uma "má fase". No currículo, um começo arrebatador pelo Flu e a consagração completa com a camisa do Santos.

Ano em que começou no profissional: 2004
Principais títulos: 2 Copas do Brasil, 1 Libertadores e 1 Recopa Sul-Americana
Atual time: Palmeiras



Rafael 



A torcida do Fluminense nem chegou a ter o gostinho de ver o lateral-direito com a camisa do time. Negociado com apenas 15 anos de idade, Rafael, juntamente com o seu irmão gêmeo Fábio, foi contratado pelo Manchester United. A missão? Substituir Gary Neville, que estava se aposentando. E o garoto correspondeu, tornando-se xodó do maior time da Inglaterra.

Ano em que começou no profissional: 2008
Principais títulos: 3 Campeonatos Inglês, 1 Mundial de Clubes FIFA
Atual time: Manchester United
 


Carlos Alberto



Considerado uma das maiores revelações de Xerém, o meia Carlos Alberto começou sua carreira com o pé direito: comandou o Flu numa vitória esmagadora sobre o rival Flamengo, foi negociado com o Porto e acabou campeão da Europa e do mundo. Com direito a elogios de José Mourinho, Carlos Alberto, no entanto, não foi tudo o que se esperava dele no futebol. Com uma carreira recheada de polêmicas e lesões, o jogador acabou não sendo o grande craque que se esperava, o que não o impediu de conquistar muitos títulos pelos clubes onde passou.

Ano em que começou no profissional: 2002
Principais títulos: 1 Liga dos Campeões da Europa, 1 Mundial Interclubes, 1 Campeonato Brasileiro, 1 Campeonato Português, 1 Copa do Brasil
Atual time: sem clube


Roger



Hoje comentarista e já aposentado dos gramados, Roger foi um camisa 10 de rara habilidade, deixando saudades pelos clubes em que passou. O meia começou a mostrar seu brilho em 1999, quando conduziu o Fluminense na conquista da Série C. O auge de sua carreira foi em 2005, no Timão, quando ajudou o alvinegro a conquistar o tetracampeonato brasileiro.

Ano em que começou no profissional: 1996
Principais títulos: 1 Campeonato Brasileiro, 1 Taça de Portugal, 1 Campeonato Carioca
Atual time: aposentado


Maicon



O "Bolt" tricolor despontou para o futebol num dos momentos mais complicados da história do Fluminense. Afundado na lanterna, o Tricolor contou com a dupla Maicon-Fred para sair do buraco. A história, todos já conhecem: uma arrancada espetacular e a fuga do rebaixamento, mesmo com 99% de chances de cair para a série B.

Ano em que começou no profissional: 2009
Principais títulos: 1 Vice-Campeonato da Copa Sul-Americana
Atual time: Lokomotiv


Antônio Carlos



O zagueiro-artilheiro, como ficou conhecido no futebol por ser um defensor com números de atacante, ficou famoso no Brasil em 2005, quando fez o "gol espírita", de costas, que garantiu o trigésimo título carioca ao Fluminense, nos acréscimos, diante do Volta Redonda. 

Ano em que começou no profissional: 2003
Principais títulos: 3 Campeonatos Cariocas, 1 Campeonato Paranaense 
Atual time: São Paulo


Alan



Atacante com faro de gol apurado, Alan começou sua carreira no Londrina, mas logo foi "pescado" por olheiros da base do Fluminense, que enxergaram no garoto um grande potencial. Destaque do Flu em 2009 e 2010, o jogador foi para a Áustria, se tornando um dos goleadores do Red Bull Salzburg.

Ano em que começou no profissional: 2007
Principais títulos: 1 Campeonato Brasileiro, 2 Campeonatos Austríacos, 1 Copa da Áustria
Atual time: Guangzhou Evergrande (CHN)
 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter