icons.title signature.placeholder Daniela Caravaggi
16/11/2013
20:10

A etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude acaba neste sábado, em Belém (PA). O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, reuniu mais de 4 mil atletas disputando 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

As finais dos esportes coletivos aconteceram durante todo sábado. Durante os 11 dias de competição, nomes do esporte olímpico brasileiro estiveram presentes como embaixadores do evento. A judoca Sarah Menezes, o ex-jogador de vôlei Anderson, a ginasta Daiane do Santos, a armadora Adrianinha, a mesa-tenista Ligia Santos, o maratonista Vanderlei Cordeiro, Angélica Kvieczynski, entre outros atletas acompanhavam as premiações, assistiam aos jogos e conviviam com os jovens atletas no centro de convivência. Sempre dispostos a tirar fotos e trocar experiências com aqueles que sonham em um dia chegar aonde eles chegaram.

- Eu acho que esse evento serve como motivação. Eles estão começando a buscar tudo aquilo que eu já vivi dentro de quadra. Estão começando a trilhar o caminho. Acho que um evento desse porte sempre precisa ter pessoas que já viveram no alto nível do esporte para incentivar a garotada a nunca desistir. Eles são o futuro - disse o medalhista olímpico Anderson, ao LANCE!Net.

O diretor geral do evento, Edgar Hubner, contou que todos os embaixadores são voluntários e não receberam nada pela presença nos Jogos. Ele revelou também o que uma cidade precisa para sediar o evento.

- Eles são pessoas muito especiais para nós.  O que me dá uma satisfação muito grande não é o fato deles virem apenas, é o fato deles quererem vir sempre. Eles não tem nenhum tipo de remuneração, só quererem estar com os garotos. Eles são exemplos para os jovens, são extremamente solícitos no atendimento. Essa simbologia deles é muito importante - ressaltou.

A próxima cidade-sede da etapa ainda não foi definida. Edgar explicou que uma comissão visitará as cidades candidatas e verificará três aspectos: instalações esportivas, capacidade hoteleira, e a vontade política de fazer um investimento no evento. Já  a etapa 12 a 14 anos do ano que vem já tem uma cidade definida. Os Jogos acontecerão em Londrina (PR). O anúncio oficial foi feito no primeiro dia de evento na capital paraense.

*A repórter viaja a convite do COB