icons.title signature.placeholder Amélia Sabino, Carlos Alberto Vieira e Leo Burlá
06/12/2013
15:40

A Fifa não vai alterar os horários dos jogos marcados para as 13h na Copa do Mundo de 2014, apesar de alguns deles serem em áreas muito quentes do país. Uma alternativa a isso para manter a boa saúde dos jogadores é paralisar as partidas em que houver condição críticas de disputa. Segundo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o procedimento está aprovado.

- No jogo há três autoridades. Há os representantes da área médica e o árbitro. Esses são os que conversam durante os jogos. Antes do jogo se as condições indicarem necessidade de interrupção, será feito. Isso já aconteceu uma vez, se não me engano foi meio-dia de alta temperatura. É uma questao do senso comum e da prática. Nesse caso pode se interromnper o jogo e eles tomarão as decisões - garantiu Valcke.

Fortaleza (CE), Salvador (SA), Recife (PE), Natal (RN) e Manaus (AM) são algumas das cidades-sedes que receberão jogos às 13h. Estas cidades costumam ter médias de temperatura superiores aos 30ºC, mesmo durante o inverno, época em que será disputada a Copa do Mundo no Brasil.