Jogo contra Costa Rica marca adeus melancólico de geração inglesa

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

Com uma equipe já eliminada e a outra classificada, a partida entre Costa Rica e Inglaterra, marcada para às 13h de terça-feira, no Mineirão, tem poucos atrativos além de saber em qual posição os costarriquenhos terminarão no grupo. Por isso, a partida ficará marcada como a despedida de Steven Gerrard e Frank Lampard do English Team. De forma melancólica, será o adeus de dois dos últimos representantes de uma geração que prometia muito, mas fracassou pela seleção.

Além de Gerrard e Lampard, outros nomes importantes como Scholes, Beckham, Owen, Terry, Ashley Cole e Carragher surgiram praticamente na mesma época e conquistaram tudo por seus respectivos clubes. Mas quando o assunto era seleção, a coisa desandava.

Foram muitas decepções desde a Copa de 1998, a primeira competição internacional disputada por alguns desses jogadores. Mas naquela ocasião, a campanha foi até boa. Porém, a expulsão de David Beckham - então com 23 anos - no segundo tempo das quartas de final contra a Argentina, diminuiu a força dos ingleses, que conseguiram segurar o ímpeto argentino na prorrogação, mas foram derrotados nos pênaltis - a eterna maldição da Inglaterra.

Na Eurocopa de 2000, a Inglaterra foi eliminada na primeira fase. No Mundial de 2002, perdeu para o Brasil, que seria o campeão. Na Euro de 2004, já com Rooney, eliminação para Portugal - também nos pênaltis - nas quartas de final. Dois anos depois, talvez a maior decepção do English Team nos últimos anos. Não pelo resultado - foi eliminado por Portugal, novamente nos pênaltis -, mas pelo potencial que aquela seleção tinha, com Lampard, Gerrard, Owen e Beckham em ótima fase, além de Rooney, Terry, Ferdinand e Joe Cole.

E depois da maior decepção, a maior vergonha. Comandada pelo limitado Steve McClaren, não chegou nem a Eurocopa de 2008, após falhar nas eliminatórias. Na Copa de 2010, eliminação para a arquirrival Alemanha nas oitavas, num jogo polêmico em que um chute de Lampard entrou, mas o juiz não validou o gol. Na Euro de 2012, novo fracasso nos pênaltis. Desta vez contra a Itália, nas quartas.

A partir de agora, os ingleses terão que procurar novos ídolos e referências. Chamberlain, Sterling, Barkley, Lallana e Sturridge - os três últimos serão titulares - são alguns dos candidatos a tentar ajudar Rooney e fazer com que a seleção da Terra da Rainha finalmente vença algo - o que não acontece desde o longínquo ano de 1966.

FICHA TÉCNICA
COSTA RICA X INGLATERRA

Local: Mineirão, Minas Gerais (MG)
Data-Hora: 24/6/2014 - 13h (de Brasília)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Auxiliares: Redouane Achik (MAR) e Abdelhak Etchiali (ALG)

COSTA RICA: Navas; Miller, Duarte e González; Gamboa, Tejeda, Brenes, Bolaños e Diaz; Ruiz e Campbell - Técnico: Jorge Luis Pinto.

INGLATERRA: Ben Foster; Jones, Cahill, Smalling e Shaw; Lampard e Wilshere; Milner, Barkley e Lallana; Sturridge - Técnico: Roy Hodgson.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter