icons.title signature.placeholder Alexandre Braz
06/02/2015
19:40

Um dos maiores vencedores da história do vôlei de praia brasileiro, Ricardo, campeão olímpico ao lado de Emanuel em 2004, em Atenas (GRE), é, ao lado de seu companheiro, uma das maiores referências do esporte no Brasil. Mas em João Pessoa (PB), onde está sendo disputada a sétima etapa do Circuito Banco do Brasil Open e sua residência há 18 anos, o baiano é reverenciado pelos novos atletas paraibanos.

Na opinião de algumas revelações do vôlei paraibano, Ricardo tem construído um legado importante e é um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações.

Um dos mais promissores jogadores paraibanos no Circuito é Vítor Felipe, de 23 anos. Segundo o jovem, o campeão olímpico sempre teve vontade de passar sua experiência aos jovens, o que o faz ser admirado e admirado.

- Sou muito grato ao Ricardo, porque quando iniciei no vôlei de praia, ele deixava Álvaro e eu treinarmos no CT dele. Sempre gostou de ensinar o que sabia e nos acolheu de forma muito carinhosa. Tenho muito a agradecer. Aqueles treinos foram de muito aprendizado. Até hoje levo o que aprendi naqueles dias. Ricardo é realmente merecedor de tudo que tem e que conquistou - disse Vítor, que faz dupla com Álvaro Filho, também paraibano, ao LANCE!Net.

Outro paraibano que teve atenção especial de Ricardo é Jô. Para o jogador de 24 anos, que faz dupla com Léo Vieira, o campeão olímpico deixará um legado importante para as novas gerações e deve ser reconhecido por isto.

- Representa muito ser elogiado pelo Ricardo. Fico lisonjeado, pois ele é um exemplo para todos nós do vôlei. Para mim, o melhor. Sempre apostou em mim, sempre disse que um dia eu chegaria (a jogar em alto nível). Espero dar sequência a este trabalho que ele, Emanuel e tantos outros começaram. Fico feliz por estar neste lugar, representar a Paraíba. Saber que Álvaro, Vítor, eu e outros somos os  "escolhidos" para continuar este trabalho é motivo de muito orgulho. Além de ser uma responsabilidade imensa - afirmou Jô.

* O repórter viaja a convite da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).