icons.title signature.placeholder Felipe Mendes
20/03/2014
15:54

Nesta sexta-feira e sábado, o basquete conhecerá o campeão da Liga das Américas 2014. Mas, ao contrário dos últimos anos, a definição do campeão, que pode ser uma equipe brasileira, terá um formato diferente. Em vez do Final Four ser disputado em um quadrangular entre Flamengo, Pinheiros (atual campeão), Aguada, do Uruguai, e Halcones de Xalapa, do México, a disputa será no tradicional modelo semifinal e depois final. E a mudança foi aprovada pelos jogadores.

- No basquete, não existe empate. Então, no formato anterior, uma equipe podia ser campeã com derrota no Final Four. Ou então vivenciar uma coisa que eu já passei e não é nem um pouco legal: jogar para perder de tantos pontos pois, mesmo assim, você ficará com o título. Semifinal e final é melhor para o basquete e para a torcida. Esse é o formato ideal - afirmou o ala-armador Marcelinho Machado, do Flamengo.

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) nas Américas decidiu pela alteração depois do que o ocorreu na Liga das Américas do ano passado. O Pinheiros venceu as duas primeiras partidas do Final Four e fez a última rodada não valer absolutamente nada. Agora, a equipe que perde está eliminada, enquanto a vencedora vai para a final brigar pelo título.

Nesta quinta-feira, as equipes e dirigentes da Fiba Américas participaram da coletiva de imprensa da Liga das Américas, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Os únicos ausentes foram os representantes do Halcones de Xalapa, pois a delegação chegou na cidade pela manhã e ainda estava resolvendo questões de hospedagem e aproveitando para descansar. Enquanto Flamengo, Pinheiros e Aguada treinaram pela manhã, os mexicanos somente farão isso agora à tarde.

De acordo com o presidente da Fiba Américas, Horacio Muratore, a entidade já fez reuniões com dirigentes da Euroliga para a definição do palco da disputa do Intercontinental, competição entre o campeão da Liga das Américas e do torneio europeu. O anúncio só vai acontecer após as finais da Euroliga, nos dias 17 e 18 de maio. Ma o LANCE!Net apurou que a ideia é realizar a disputa na primeira semana de outubro, no Brasil.