Javier Gomez Noya fatura o evento-teste do triatlo dos Jogos Rio-2016


Escrito por

O espanhol Javier Gomez Noya confirmou o favoritismo e venceu o Qualificatório de Triatlo Olímpico, evento-teste da modalidade para os Jogos Rio-2016. Neste domingo, ele não enfrentou problemas para concluir o desafio em 1h48m26 e terminar à frente do francês Vicent Luis, que fez 1h48m40, e do sul-africano Richard Murray (1h49m01).

Os três primeiros colocados asseguram vaga na Olimpíada ao país. A definição de quem vai representá-los cabe aos Comitês Olímpicos nacionais. Cada nação pode levar três atletas ao evento.

Um dos favoritos ao ouro nos Jogos do Rio, Gomez já venceu quatro vezes o Circuito Mundial da União Internacional de Triatlo (UTI), em 2008, 2010, 2013 e 2014. Ele terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e faturou a medalha de prata na Olimpíada de Londres (2012). O trunfo do espanhol foi a corrida, quando ele conseguiu descolar dos adversários.

– Foi uma boa prova por muitos motivos. Pelo circuito, pela subida. Exigiu muito de nós por causa do calor e da umidade. Estou muito agradecido ao público também por todo o apoio.

Sobre a situação da água da Praia de Copacabana, Gomez contou que ouviu muitos comentários nos últimos dias. Mas garantiu não ter sentido qualquer desconforto.

– Nenhum problema. Escutei muitas coisas, mas nos foi assegurado que competiríamos sem nenhum risco para a nossa saúde. Esperamos que não aconteça nada – disse o campeão, que considerou a organização do evento uma experiência bem sucedida.

– Houve êxito. Se toda a organização repetir o que houve aqui para o ano que vem estará ótimo. Quem tem de melhorar somos nós, os atletas. No ano que vem, acho que todos estarão em melhor forma. Certamente os tempos serão mais rápidos.

O brasileiro mais Danilo Pimentel fez o melhor tempo, com 1h51m47s, fechando a prova na 32ª posição. Bruno Matheus (40º), Reinaldo Colucci (46º) e Wesley Matos (57º) chegaram na sequência.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter