icons.title signature.placeholder Daniel Guimarães
10/12/2013
22:07

Uma grande reviravolta pode acontecer no Campeonato Brasileiro. A Portuguesa escalou um jogador suspenso na partida contra o Grêmio no último domingo, pela 38ª rodada, e pode ser punida com a perda de quatro pontos. A punição alteraria a parte de baixo da tabela, rebaixando a própria Lusa e salvando o Fluminense.

O meia Héverton, da Portuguesa, cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD. O jogador foi punido por duas partidas e deveria cumprir mais uma diante do Grêmio. No entanto, foi relacionado e entrou aos 32 minutos do segundo tempo do empate em 0 a 0 com o Tricolor gaúcho.

O procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, mostrou ter ciência sobre o caso e informou que a CBF enviará um documento ao órgão sobre a notícia da infração nesta quarta-feira. Ele explicou que, se a irregularidade for confirmada, a Portuguesa perderá quatro pontos (1 do empate + 3 pela punição). Com isso, a pontuação da Lusa cairia de 47 para 44 pontos e o Fluminense ultrapassaria a equipe, com seus 46 pontos.

- Até agora, não recebemos nada. Mas a informação que eu tenho é que a CBF vai encaminhar amanhã (esta quarta-feira) um documento onde fará a denúncia da irregularidade. Assim, vamos analisar o que nos for passado. No momento, não vou falar sobre rebaixamento. Só posso dizer que o erro foi da Portuguesa e todos devem cumprir a lei - destacou Schmitt.

Vale lembrar que as punições impostas pelo STJD passam a valer a partir do dia seguinte ao julgamento dos casos.

LUSA DIZ QUE NÃO FOI NOTIFICADA

A Portuguesa informou que não foi notificada pela CBF pela punição de Héverton. De acordo com o diretor de futebol, Carlos Ferreira, em entrevista à Rádio Globo, o comunicado é normalmente alertado pelo advogado do clube.

- Notificação chega via advogado e não foi passado nada. Seria muita burrice escalar sabendo da suspensão. Não houve essa negociação, não fomos informados. Não acredito nisso (possível reviravolta no Brasileiro) - destacou.