icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
19/12/2013
08:00

O Estádio Beira-Rio se encaminha para a conclusão de suas obras, previstas pela Fifa para o final de janeiro. A intenção da diretoria colorado é utilizar a nova casa já no Campeonato Gaúcho de 2014. Mesmo que isso implique em atuar com o time sub-23 que iniciará a competição estadual. O estádio só terá sua capacidade máxima nos eventos de reinauguração, dias 5 e 6 de abril.

A ideia do presidente Giovanni Luigi é utilizar a casa a partir dos primeiros jogos de 2014. Como as obras do Beira-Rio se estenderão um pouco além do previsto no acordo entre Inter e Andrade Gutierrez, os primeiros jogos do Gauchão podem ser disputados em estádios próximos a Porto Alegre, como o Centenário ou o Vieirão, em Gravataí.

- A ideia do presidente é jogar aqui os primeiros, mas há uma série de requisitos a serem cumpridos - comentou o presidente da Comissão de Obras, Max Carlomagno.

A previsão para uso do time principal é apenas em fevereiro. Os primeiros jogos como mandante acontecem dia 18 de janeiro, na estreia contra o São Luiz. Depois, duela com o São Paulo, dia 29 e dia 2 de fevereiro, contra o Cruzeiro. Principalmente estes dois jogos podem ser mandados no Beira-Rio como eventos-testes para a Copa do Mundo, com capacidade reduzida. Reformulado, o estádio terá capacidade para 51 mil torcedores.

Inicialmente, estão previstos 20 mil pessoas nas primeiras partidas do Beira-Rio. No entanto, ainda não está totalmente definido como será feito a seleção dos sócios e colorados que poderão frequentar ao jogo. É uma das missões que a Comissão de Obras precisa resolver neste final de ano.

- É uma determinação da Fifa. Vamos fazer os eventos com 10, 15, 20, 30 mil pessoas sucessivamente - comentou o CEO da Brio, Marcelo Flores.

O Beira-Rio tem cerca de 95% das obras concluídas e deve estar entregue ao Inter no dia 31 de dezembro. A estrutura da cobertura, no entanto, precisará ser terminada durante o mês de janeiro. O estádio colorado irá receber cinco jogos na Copa do Mundo: Argentina x Nigéria, França x Honduras, Holanda x Austrália, Argélia x Coreia do Sul e a oitavas de final que reúne o primeiro colocado do Grupo G e segundo do Grupo H.