icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/06/2014
12:05

A punição da Fifa ao atacante uruguaio Luis Suárez, pela mordida no zagueiro italiano Chiellini, tem causado muita repercussão. O fato de o principal jogador da Celeste ficar fora do restante da Copa do Mundo fez com que muitos jornalistas e comentaristas esportivos se manifestassem nas redes sociais. As opiniões, contudo, são divergentes. Enquanto alguns concordam com o julgmanento do Comitê Disciplinar da entidade, outros acham que a suspensão de nove jogos é muito rígida.

Abaixo, confira algumas das opiniões de ex-jogadores, de colunistas do LANCE! e de jornalistas esportivos:

Juninho Pernambucano, comentarista da Globo, via Twitter

"Suarez errou, mas é o criminoso da Copa? Mais um abuso da Fifa, 9 jogos suspenso? Vai ver que não foi mordida padrão Fifa, achei demais..."


"A Fifa foi rígida demais com Suárez. Mas, em um caso como este, é preferível pecar pelo excesso do que parecer que foi conivente? Fico pensando em qual seria a reação geral com uma punição leve para quem já é reincidente"

Luiz Gomes, diretor de redação do LANCE!

"Muito bem aplicada. Esse tipo de atitude tem de ser banida de vez do futebol. Mas acho que o SuÁrez deve ser submetido a um tratamento psicológico. Alguma coisa bloqueia o cérebro desse rapaz, de repente, levando-o a cometer atos como morder o adversário. Não há explicação dentro da normalidade para atos como esse, ainda mais quando em série.

André Kfouri, colunista do LANCE!

"Como escrevi no LANCE! hoje, mais importante do que o tamanho da punição é a decisão que será tomada com relação a Luis, a pessoa. E mais do que defendê-lo como se ele fosse vítima (três vezes?!) de uma conspiração, quem esta ao seu redor deveria ajudá-lo. Não sabemos se, no Liverpool e na seleção uruguaia, existe a intenção de colaborar para que Suárez trate esse tipo de comportamento com profissionais adequados. A impressão é que não. Eu estaria de acordo com o peso da suspensão se ela incluísse a obrigação de procurar tratamento"

Humberto Peron, colunista do LANCE"

"Suárez é um dos destaques da Copa do Mundo de 2014. Mas, pelo gesto, a mordida em Chiellini, o jogador uruguaio deveria ser punido, mesmo que o árbitro não o tenha advertido - e nem visto a mordida - durante a partida. O ato não deixa de ser uma agressão e por isso ele deveria ser advertido. Podemos discordar pena, mas neste caso não dava para a Fifa deixar passar em branco. Como já disse, a Copa do Brasil vai perder muito sem a presença de Suárez e a garra, quase de jogadores amadores dos uruguaios, contagia, mas o atacante errou e protagonizou um lance grotesco. Para aqueles inconformados que acham injusto uma punição após o jogo só posso dizer que é a mesma situação do uso da tecnologia para definir se uma bola entrou"

Antero Greco, comentarista da ESPN e editor do Estado de S. Paulo, via Twitter

"Nove jogos para o Suárez foi pesado. Ele merecia um gancho, mas não sei se para tanto"

Arnaldo Ribeiro, comentarista da ESPN, via Twitter

"Punição da Fifa a Suárez beira o ridículo. O cara matou alguém, por acaso? Banido por 4 meses? Não duvido que o Uruguai abandone a Copa..."