Inglaterra quer ter acesso a dossiê que investiga Copas de 2018 e 2022

Zenit x Benfica (Foto: Divulgação/Site Oficial Zenit)
Zenit x Benfica (Foto: Divulgação/Site Oficial Zenit)

Escrito por

O secretário do Esporte da Inglaterra, Sajid Javid, enviou uma carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, solicitando acesso ao documento que investiga as Copa do Mundo de 2018 e 2022 de denúncias de corrupção.

- Sem a publicação do informe, a Fifa se arrisca a arranhar sua credibilidade. A abertura do dossiê garantiria mais credibilidade e transparência - avisou o político britânico.

Apesar de negar a publicação completa, alegando manter a privacidades de testemunhos, a própria Fifa já reconheceu que o dossiê que eximiu Rússia e Qatar das acusações de corrupção não contava com informações suficientes para a decisão final de manter as Copas de 2018 e 2022 nos respectivos países e levou o caso para os tribunais de Berna.

Há duas semanas, o norte-americano Michael García, investigador contratado pela entidade para cuidar do caso, classificou o documento como "incompleto e errôneo".

Rússia e Qatar foram acusadas de terem manipulado as eleições ocorridas há quatro anos. Após o processo eleitoral, alguns escândalos de compra de votos vieram à tona, o que resultou no banimento de alguns dirigentes da entidade, como no caso do qatariano Mohammed Bin Hammam, acusado de subornar 25 cartolas da Federação Caribenha.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter