Indisciplina, doping e a fama de ‘bad boy’: conheça a carreira de Nick Diaz

Nick Diaz
Nick Diaz

Escrito por

Nick Diaz é conhecido no mundo das lutas como um "bad boy". Averso a compromissos com a mídia e de temperamento irregular, o lutador soma desavenças na carreira e envolvimentos em confusões. Com duas passagens pelo Ultimate, o meio-médio flertou com a aposentadoria nos últimos meses até se entender com a organização e fechar o acordo para que receba Anderson Silva em seu retorno no dia 31 de janeiro, em Las Vegas, pelo UFC 183. Diante do anúncio do confronto, o LANCE!Net conta um pouco da história de um dos personagens mais polêmicos do mundo das lutas.

Nascido em Stockton, Califórnia (EUA), Nick teve seu primeiro contato com o esporte através da natação. Até hoje em entrevistas o atleta gosta de classificar a modalidade como maior culpada pelo seu preparo físico diferenciado dentro do octógono. Mas o crescimento do polêmico lutador não foi sozinho. Ele teve o apoio de seu irmão mais novo, Nate Diaz, também lutador do UFC. Ambos cresceram juntos e se destacaram principalmente no jiu-jitsu, sua especialidade. Hoje em dia, apesar da arte apurada no chão, o boxe é a maior arma do americano. 

Depois de conquistar títulos no jiu-jitsu e se testar lutando boxe profissional, Nick começou sua carreira no MMA em 2001. Com oito lutas e duas derrotas no cartel, o lutador chegou ao Ultimate em 2003 e teve uma passagem movimentada, com dez lutas, seis vitórias e quatro derrotas. Seu maior feito foi um nocaute contra o hoje desafiante ao título da categoria Robbie Lawler. Em 2006, depois de ser derrotado por Joe Riggs e ser levado para exames médicos pós-luta, Diaz encontrou o rival num hospital e brigou com o mesmo até a chegada da polícia, que liberou os dois.

Depois do UFC, o americano fez uma apresentação pelo PRIDE, em 2007, finalizou Takanori Gomi, mas viu o resultado da luta ser transformado em No Contest (Sem Resultado) por ter sido flagrado no doping pelo uso de maconha. Após o ocorrido, Diaz recomeçou sua carreira e teve passagens pelo Ellite XC e Dream antes de chegar ao extinto Strikeforce, onde foi campeão dos meio-médios. Outra confusão na carreira do lutador aconteceu em 2010. No córner de Jake Shields, então campeão dos médios do evento, Diaz se envolveu numa briga com Mayhem Miller e outros atletas dentro do cage, com direito a transmissão ao vivo pela TV, após o lutador subir ao hexágono para desafiar seu companheiro de treinos.

Em seu retorno ao Ultimate, em 2011, Nick Diaz foi anunciado como adversário do então campeão Georges Saint Pierre. Porém, depois de faltar a uma coletiva de imprensa e não dar satisfações ao evento, deixando o presidente do UFC Dana White constrangido, o americano foi retirado da disputa e escalado para encarar BJ Penn, oponente que venceu na decisão dos juízes do UFC 137, em outubro do mesmo ano. Na entrevista pós-luta o lutador eternizou com uma frase o bordão "Onde está você, Georges?", se referindo a GSP. 

Na luta seguinte, Diaz enfrentou Carlos Condit, foi derrotado na decisão e novamente flagrado por uso de maconha. Na veradade o atleta tem licença medicinal para o uso da maconha, mas a substância é proibida no esporte. Mesmo assim, o americano seguiu com as provocações a Saint Pierre, conseguiu irritar o rival e ganhou o direito de enfrentar o canadense pelo cinturão em março do ano passado, após um hiato de 13 meses. Com uma promoção protagonizada pela rivalidade entre os dois, o UFC 158 bateu recordes de vendas de pay-per-views e foi o segundo maior sucesso da franquia em 2013. Após cinco rounds, Georges manteve seu título e Diaz deixou no ar sua aposentadoria ao completar o número de 35 lutas, 27 vitórias e nove derrotas.

Nos últimos meses, Dana White e o UFC tentaram chegar a um acordo e finalmente conseguiram renovar o contrato de Nick por mais três lutas. Depois de muitas especulações, o acordo para uma superluta com Anderson Silva foi firmado e o americano voltará ao octógono após longos 22 meses diante do adversário mais importante de sua carreira.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter