icons.title signature.placeholder Rafaela Souza, da Folha do Estado
09/11/2013
19:26

A imprensa internacional marca presença na 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá (MT). O evento, que reúne 48 etnias indígenas, sendo 18 delas de outros países, começou nesta sexta-feira com a cerimônia tradicional de acendimento do fogo ancestral indígena, ao pôr do sol. Até o momento, foram registrados cerca de 120 credenciamentos. Entre os representantes da mídia internacional estão profissionais da "France Presse", "Rassat Documentários" (França), "Latin America Head Producer" (Canadá), "Reuters", "Al Jazeera", "Jornal La Libre Belgique" e jornal "The Daily Telegraph". Equipes da mídia nacional e regional dos principais veículos de comunicação brasileiros também estão presentes.

Para Carlos Terena, coordenador-geral do Comitê Intertribal dos Jogos Indígenas, esta é uma oportunidade para o intercâmbio cultural entre as várias nacionalidades indígenas.

- Nós estamos muito felizes com a procura da imprensa nacional e internacional para a participação nos Jogos. Nesta semana, haverá ainda uma série de discussões no Fórum Social Indígena, onde será discutida, dentre outras pautas, a realização do I Jogos Mundiais Indígenas, previsto para ocorrer em 2015 e ter o Brasil como país sede - explicou o líder indígena.

Neste sábado, as competições tiveram início com o futebol tradicional (única modalidade esportiva não-indígena). As disputas serão realizadas entre 79 times, sendo 40 masculinos e 39 femininos. As partidas serão realizadas durante cinco dias nos campos de futebol da Morada do Ouro, CPA 4 e Moinho. A grande final será disputada na quinta-feira, no estádio Eurico Gaspar Dutra.

Os jogos Indígenas vão até o dia 16 de novembro, reunindo aproximadamente 1.600 índios de diversas partes do Brasil e até representantes de outros países como, Peru, Venezuela, Bolívia, Canadá e Estados Unidos.

O evento conta também com atividades esportivas típicas dos índios como canoagem, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de 100 metros, de fundo, de tora e natação. Além dos jogos de competição, também estarão sendo realizados jogos nativos de demonstração, como o Yamurikumã, uma tradicional luta.

O local de realização dos jogos, fora o futebol, será na arena do evento, na região do Sucuri, em Cuiabá.