icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
15/07/2014
15:59

Campeão olímpico na classe 49er nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, o espanhol Iker Martínez será, mais uma vez, o comandante da campanha espanhola na Volvo Ocean Race. Líder do Telefónica na edição 2011/2012 da regata de volta ao mundo, o velejador de 37 anos, que já estava na equipe, aceitou o convite para estar no comando do barco que ainda não tem nome definido.

- Estou muito feliz em ser o comandante em mais um projeto. Levar a bandeira do meu país é um orgulho. Será um grande desafio por vários motivos, incluindo a dificuldade da regata e o pouco tempo de preparação até a largada, em 11 de outubro. Sabemos que corremos contra o tempo em relação aos outros times - afirmou Martínez, dono de uma prata olímpica na 49er, em Pequim-2008, e que, atualmente, fazia campanha olímpica para a Rio-2016 na Nacra 17, classe que fará sua estreia nos Jogos.

Atualmente, Martínez e sua equipe já trabalham na Galícia para conquistar o título da edição 2014-15 da regata. Na temporada passada, o Telefónica esteve com a mão na taça, mas foi superado pelo francês Groupama nas pernas finais. Na equipe atual, o comandante terá ao seu lado  Xabi Fernández, com quem conquistou o ouro olímpico, além dos espanhóis Ñeti Cuervas-Mons e Rafa Trujillo e o francês Nico Lunven. Outro francês, Michel Desjoyeaux, especialista em navegação em solitário, ajudará na preparação.

No próximo sábado, a equipe irá disputar a Volta das Ilhas Canárias.

A edição 2014/2015 da Volvo começa no dia 4 de outubro, com a regata local de Alicante, na Espanha. Além do barco espanhol, vão competir as equipes do Abu Dhabi Ocean Racing, Dongfeng Race Team, Team Brunel, Team Alvimedica e Team SCA. A competição terá cerca de 71.745 quilômetros e passará por diversas cidades do mundo, incluindo Itajaí, em Santa Catarina.