icons.title signature.placeholder Leo Burlá e Rodrigo Cerqueira
13/06/2014
14:13

Poucas horas antes do pontapé inicial contra a Espanha, às 16h, em Salvador, torcedores da Holanda promoveram um verdadeiro carnaval em pleno Pelourinho, coração histórico e cultural da capital baiana.

Uma festa foi montada no Largo do Terreiro, e um DJ e um cantor holandês animaram os cerca de 4 mil torcedores, segundo estimativas do Consulado da Holanda em Salvador.

O evento, conhecido como Orange Square, é uma tradição holandesa em Copas do Mundo. Do Pelourinho, a massa laranja virá em marcha até a Fonte Nova, palco que vai receber a reedição da última Copa do Mundo.

Festa holandesa no Pelourinho (FOTO: Rodrigo Cerqueira)

Uma das atrações da festa foi o Orange Bus, que chegou à capital baiana na tarde de quinta-feira. De Breda (HOL), o veículo foi transportado de navio até o Porto do Rio de Janeiro. Da cidade, um grupo de oito pessoas pegou a estrada até a Bahia.

- Essa invasão holandesa é a que vale, é a que realmente conta - disse ao LANCE!Net Egbert Bloemsma, cônsul da Holanda em Salvador, em alusão ao período de domínio holandês em Salvador.

Nas ruas de Salvador, a presença de camisas laranjas é infinitamente maior do que camisas dos atuais campeões do mundo, e a tendência é que a Fonte Nova receba muito mais torcedores da Holanda nesta sexta-feira.

- Espero que ganhemos por 1 a 0, mas sei que teremos um adversário muito duro pela frente - disse o holandês Tim.