Holanda e Espanha voltam a se encontrar em Salvador 390 anos após luta pelo território


Escrito por

Em maio 1624, os holandeses invadiram Salvador. Em busca da exploração do açúcar, as tropas do comandante Johan Van Dorth reinaram por 11 anos na capital. O domínio laranja só teve um ponto final com a intervenção espanhola, então responsável por governar e proteger a Coroa Portuguesa.

Exatos 390 anos depois, holandeses e espanhóis voltam a se encontrar na cidade. Ao contrário do episódio da invasão, o embate agora é no gramado. Na tarde desta sexta-feira, a Holanda de Robben desafia a Espanha de Iniesta, em uma partida que marca a reedição da final da última Copa do Mundo.

- Não há muitos registros materiais da presença holandesa por Salvador, mas a maior herança foi a construção dos inúmeros fortes que estão na Baía de Todos os Santos. Como os holandeses não encontraram muita resistência, muitos foram construídos para proteger a cidade de eventuais ataques - explicou o historiador Ricardo Behrens, autor do livrto 'Salvador e a invasão holandesa'.

Se as marcas holandesas não ficaram muito gravadas na capital da Bahia, o mesmo não se pode falar das ruas da cidade nos dias que antecederam a estréia na Copa. A multicolorida Salvador está especialmente laranja, dada a presença maciça de holandeses no palco da partida.

- A nossa grande invasão será amanhã (hoje), essa é a única que irá valer - provocou Egbert Bloemsma, cônsul da Holanda em Salvador.

A confiança do holandês foi prontamente rebatida por seu colega espanhol. Cônsul do país na cidade, o catalão Juan Manuel Caserza, no entanto, destacou que os tempos de guerra entre as nações ficaram para trás:

- Muita água já passou por debaixo desta ponte, insisto que nós todos queremos e devemos falar de paz. Mas sobre o jogo, apenas espero que o resultado de 2010 (vitória espanhola por 1 a 0) aconteça de novo.

A rivalidade que data desde a época da presença holandesa na Bahia acentuou-se com o título espanhol na Copa de 2010, mas a reunião de holandeses e espanhóis nas ruas de Salvador comprovam que não há mais espaço para animosidades. Agora, a luta pelo território é só na Fonte Nova. Que assim seja.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter