icons.title signature.placeholder Pedro Leanza
24/06/2014
18:58

Quem foi ao Castelão na tarde desta terça-feira viu um feito histórico. Com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, a Grécia venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 e, pela primeira vez em sua história, se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo. Samaris e Samaras garantiram a presença grega na próxima fase da competição.

Com o triunfo em Fortaleza, os gregos garantiram a segunda vaga do Grupo C. A primeira colocação da chave ficou com a Colômbia, que goleou o Japão por 4 a 1, em Cuiabá. Agora, a equipe de Fernando Santos terá pela frente a Costa Rica, no domingo, às 17h, na Arena Pernambuco, em Recife.

CASTIGO À PASSIVIDADE MARFINENSE

Última colocada no Grupo C, a situação da Grécia já era a mais complicada antes de o jogo começar. Após o apito do juiz, porém, as condições ficaram ainda piores. Antes dos 25 minutos iniciais, o técnico do time grego, Fernando Manuel, teve de fazer duas substituições por lesão. O goleiro Karnezis e o volante Kone saíram para as entradas de Glykos e Samaris, respectivamente.

Avessos aos problemas dos gregos, os marfinenses administravam o resultado, já que o empate garantia a seleção africana nas oitavas de final. O problema, entretanto, é que a Grécia se mostrava incomodada com o rumo que a partida ia tomando. Por isso, levava muito mais perigo.

Aos 32 minutos, em ótimo contra-ataque, o panorama mudou. Samaris avançou com velocidade e tocou para Choleva. O lateral, de fora da área, mandou uma bomba no travessão, assustando o goleiro Barry. Dez minutos depois, os marfinenses erraram ao tentar sair tocando. Samaras, que aproveitou o vacilo, logo rolou para Samaris. O grego, de frente para o goleiro, não perdoou: 1 a 0.

GOL NO FIM

Dinâmica: assim começou a segunda etapa da partida. Mesmo em vantagem no placar, a Grécia era quem mais ameaçava. Enquanto isso, os marfinenses tentavam chegar em jogadas individuais, quase sempre protagonizadas por Yaya Touré. Entrega física e mental não faltavam às duas seleções, que faziam um duelo muito disputado.

Próximos de garantir, pela primeira vez na história, uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, os gregos iam para cima, sem medo. Aos 22 minutos, Salpingidis mandou uma bomba. Sem chances para o goleiro, a bola explodiu no travessão.


   Drogba não consegue colocar a Costa do Marfim nas oitavas (Foto: Issouf Sanogo/AFP)

Entretanto, não demorou muito para a resposta marfinense acontecer. Aos 28, Gervinho deu belo passe para Bony, que finalizou de primeira para empatar o jogo. A segunda vaga do Grupo C, portanto, passava a ser da seleção africana.

O melhor, porém, estava reservado para os acréscimos. Aos 46 minutos, o árbitro do jogo assinalou pênalti em Samaras. Ele próprio, com muita tranquilidade, marcou o gol da vitória grega e, consequentemente, da classificação.

FICHA TÉCNICA
GRÉCIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM


Local: Castelão, em Fortaleza
Data-hora: 24/6/2014 - 17h
Árbitro: Carlos Vera (Fifa-ECU)
Auxiliares: Christian Lescano (Fifa-ECU) e Byron Romero (Fifa-ECU)
Público pagante: 59.095
Cartão amarelo: Drogba, Kalou, Serey (CDM)
Cartão vermelho: -

GOL: Samaris, aos 41'/1T (1-0); Bony, aos 28'/2ºT (1-1); Samaras, aos 46'/2ºT (2-1)

GRÉCIA: Karnezis (Glykos, aos 23'/1ºT); Torosidis, Manolas, Papastathopoulos, Cholevas; Maniatis, Kone (Samaris, aos 11'/1ºT), Christodoulopoulos, Karagounis (Gekas, aos 32'/2ºT) e Samaras; Salpingidis. Técnico: Fernando Manuel Costa Santos.

COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bahba e Boka; Tioté (Bony, aos 15'/2ºT), Serey e Yaya Touré; Kalou, Gervinho (Sio, aos 38'/2ºT) e Drogba (Diomande, aos 33'/2ºT). Técnico: Sabri Lamouchi