Heróis espanhóis perto do último ato em Copas

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

A Espanha dá o pontapé inicial no Grupo B da Copa do Mundo do Brasil nesta sexta-feira, contra a Holanda, às 16h, na Arena Fonte Nova, numa reedição da final do Mundial da África do Sul, na qual a Fúria venceu por 1 a 0 e foi campeã. Se tem um ar de nostalgia e revanche na partida na Bahia, há também um clima de início de despedida para alguns espanhóis que marcaram toda uma geração. Muitos deles não vestirão mais a camisa da Fúria após o torneio.

O técnico Vicente del Bosque tem contrato com a Real Federação Espanhola de Futebol até 2016, mas um fracasso neste Mundial pode antecipar sua saída. Certo mesmo é que David Villa e Xavi participam de suas últimas Copas. O atacante, inclusive, já deixou claro que esta será sua última competição pela Fúria. Aos 32 anos, o maior artilheiro da história da Fúria (58 gols) trocou o Atlético de Madrid pelo New York City, dos Estados Unidos.

Xavi já insinuou em algumas entrevistas que, de fato, também fará sua despedida da seleção. Aos 34 anos, nem mesmo sua permanência no Barcelona está confirmada. O meia já sente o peso do acúmulo de jogos em sua carreira.

Ainda no meio de campo, a posição de volante deve sofrer uma importante baixa. Xabi Alonso, ao longo de seus 32 anos, deve ser aproveitado no máximo até a próxima Eurocopa (de 2016, na França).

O goleiro Casillas tem 33 anos, chegaria na próxima Copa com 37. Além disso, Del Bosque já prepara uma renovação no gol da Espanha. A lesão que tirou Valdés do Mundial - ligamentos cruzados do joelho direito - antecipou o aproveitamento de De Gea. De agora em diante, o caminho está aberto para o goleiro do Manchester United.

Questionado em Salvador se este poderia ser o último Mundial para alguns ícones da seleção espanhola, Del Bosque preferiu adotar o discurso da cautela e deixou claro que tem uma equipe experiente e madura para conquistar o bicampeonato.

- Não é uma equipe veterana, é uma seleção madura com jogadores que estão na plenitude. Não estão aqui pelo que fizeram, mas sim pelo que podem fazer  - disse Del Bosque.

Ciente que é preciso já pensar em substitutos para sua geração de ouro, Del Bosque já prepara uma renovação na Fúria. Para esta Copa, por exemplo, chamou alguns novatos Azpilicueta (24 anos), Koke (22), De Gea (23) e Diego Costa (25). Essa lista fica ainda maior quando se considera a lista prévia com 30 nomes para a Copa, na qual o treinador incluiu Daniel Carvajal (22 anos), Iturraspe (25 anos) e Thiago Alcântara (23 anos).

Com esse quadro, o treinador deixa evidente que tem em mente um novo ciclo já "escalado", e usa e abusa de jogadores que têm história nas categorias de base espanhola e que seguem o estilo do tiki-taka.


Bate-bola:
Vicente del Bosque, técnico da Espanha

1- Como você trabalha a cabeça dos jogadores que podem disputar suas últimas Copas?

R: Espero que isso não aconteça. Mas temos uma seleção sub-21 que foi campeã na Europa. E temos 30% de novos jogadores com relação a 2010. Não tenho medo do futuro, tem jogadores da base que garantem o nosso jogo.

2- Pode jogar sem atacante contra a Holanda e voltar com o falso camisa 9?

R: Com um nove fixo, nossa equipe fica mais avançada, mas um jogador com mais mobilidade também é bom. Temos boas opções. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter