icons.title signature.placeholder Guilherme Cardoso
04/11/2014
08:04

Nada melhor do que um retorno para casa antes da despedida. De volta ao Franca após dois anos, o armador Helinho começa hoje a disputar suas últimas partidas. Afinal, ele já tomou uma importante decisão: vai se aposentar ao fim da temporada 2014/2015 do NBB. E nesta terça-feira, ele estreia pela última vez na competição, quando os francanos recebem o Basquete Cearense, às 20h (horário de Brasília), no Ginásio Pedrocão.

– Meu desejo é terminar em Franca. A princípio, está programado para eu encerrar a carreira nessa temporada. Quero ter um tempo depois para pensar. Pretendo seguir no meio do basquete como técnico ou em outra função. Depois de parar, quero passar um mês na NBA e outro na Europa para ganhar experiência, conhecimento e me aprimorar, para voltar com mais credibilidade para poder dar minha parcela de contribuição – afirmou o jogador ao LANCE!Net.

Aos 39 anos, não poderia haver lugar melhor para Helinho deixar as quadras. Natural da cidade de sua atual equipe, ele iniciou a carreira no Franca. Essa é sua terceira passagem pelo time. Além do estatual, conquistou três títulos brasileiros (1997, 1998 e 1999) e foi vice-campeão do NBB em 2010/2011.

O jogador, aliás, participou de todas as seis edições do Novo Basquete Brasil, com uma média de 10,6 pontos e 3,98 assistências.

Do atual elenco francano, o armador é o atleta mais velho. E a experiência dele vai ser fundamental para retomar o bom momento.

Maior campeão brasileiro da história, com 11 títulos, o Franca não conquista a competição desde 1999. Os últimos títulos vieram justamente com o armador em quadra. Na última temporada, a equipe caiu nas quartas de final.

– É uma equipe mista, com jogadores muito jovens e outros experientes. Temos uma boa expectativa. A meta é ficar entre os quatro melhores times, até para garantir a participação no Sul-Americano ou na Liga das Américas – analisou.

Após passagens vitoriosas por Vasco e Uberlândia, Helinho voltou para casa para sua despedida.

– Estou muito feliz em poder passar por esse momento em um lugar como Franca – disse o atleta.

CARREIRA

Franca
Helinho iniciou sua carreira no Franca. Na equipe, conquistou o título paulista e três edições do Campeonato Nacional de Basquete. Após deixar a equipe em 2000, voltou de 2006 a 2012 – quando foi vice do NBB de 2010/2011 –, e agora, em 2014.

Vasco
Em dois anos, foi campeão nacional em 2001 e 2002.

Uberlândia
São duas passagens pela equipe mineira: de 2003 a 2005 e de 2012 a 2014. Foi campeão nacional em 2004, vice em 2005 e vice da edição 2012/2013 do NBB.

Seleção Brasileira
Conquistou os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (CAN) e o Sul-Americano, ambos em 1999, e participou de dois Mundiais (1998 e 2002).

CONFIRA UM BATE-BOLA COM O ARMADOR HELINHO:

LANCE!Net: Como foi voltar ao Franca?
Helinho: Está sendo muito legal, estou muito feliz em poder voltar ao lugar onde comecei, onde a maioria das pessoas que acompanham me conhecem. É um lugar que tem uma pressão, mas nada melhor do que ter essa pressão para você estar motivado também.

L!Net: Como você foi recebido na cidade após seu retorno?
H: Foi incrível. Sinceramente, não esperava tanto carinho. Fiquei muito feliz, estou motivado para retribuir tudo isso. Poder estar nesse momento de fim de carreira jogando e recebendo esse carinho é um presente pelo trabalho que sempre procurei realizar em quadra.

L!Net: O que passa na sua cabeça antes de começar sua última temporada antes da aposentadoria?
H: É complicado, são duas situações diferentes. Estou muito motivado para jogar em alto nível, dar minha parcela de contribuição. Também dá um pouco de angústia e frio na barriga ao pensar que já está acabando a carreira. Estou em um momento feliz e com a cabeça boa. Fui me programando para isso.