icons.title signature.placeholder Caio Carrieri e Felipe Bolguese
20/06/2014
06:32

Um senhor de olhos claros, ombros em declive, bigode branco, vestido com shorts do Brasil e camisa polo listrada caminha tranquilamente pelas ruas de Fortim, pacato município a 115 km de Fortaleza (CE). Na véspera do passeio pela cidade com apenas 20 mil habitantes, este homem não só vestia as cores do país como estava no Castelão, na capital cearense, com a responsabilidade de comandar a Seleção na Copa do Mundo.

Luiz Felipe Scolari escolheu o povoado margeado pelo Rio Jaguaribe para desfrutar a primeira folga no Mundial, na última quarta-feira, um dia depois de empatar sem gols com o México. Acompanhado da esposa Olga, chegou a Fortim pela manhã, de helicóptero, pousou em heliponto localizado na mansão de um empresário e se hospedou na grande casa vizinha, de outro amigo. Andou de lancha e observou a relaxante paisagem, cujo pano de fundo é o encontro das águas do rio com as do mar.

A inesperada visita do treinador foi motivo de desconfiança dos fãs até que o momento pudesse ser registrado, quem sabe, para a eternidade.

– Pensávamos que era mentira quando pessoal começou a comentar no Facebook. Saí correndo para a porta da casa onde ele estava. Ficamos esperando meia hora e ele foi muito atencioso. Tiramos uma foto e mostramos para quem não estava lá, e todo mundo achou que era montagem – confessa a dona de casa Camila Nunes, de 20 anos.

O sonho se tornou realidade para os humildes moradores antes de Felipão subir novamente no helicóptero rumo a Fortaleza, de onde seguiu para o Rio de Janeiro.

– Ele foi muito simpático ao chamar todos para a foto. Depois, pediu: “Gurizada, vamos torcer pelo Brasil!” – conta Priscila Nunes, de 22 anos, funcionária de um lava-jato que exibe o autógrafo do técnico na camiseta como troféu.

Felipão também levou consigo, para Teresópolis (RJ), uma encomenda de Fortim, da extrovertida Celina Gomes, de 21 anos.

– Eu pedi para ele dar um recado a alguns jogadores e ele disse que daria. Eu falei: "Diga ao Julio Cesar e ao Hulk que eles são lindos. E que a bunda do Hulk é maravilhosa! (risos)".

A Seleção ainda pode voltar a Fortaleza – nas oitavas, caso se classifique em segundo do Grupo A, ou nas quartas, se avançar como líder da sua chave. Fortim, claro, torce pelo retorno de Felipão.

Felipão rodeado por moradores de Fortim (Foto: acervo pessoal)

Outro técnico da Seleção também já fez visita

Ver um técnico da Seleção Brasileira em Fortim não é novidade. Quem garante é João Eudivam Lima, 45 anos, dono de um restaurante que tem vista para a praia.

Ele afirma que, em 2010, antes da Copa da África do Sul, Dunga também esteve na cidade para curtir a praia com amigos, que possuem casa na região.

Os moradores afirmam que já tiraram fotos e conversaram com outros famosos, como os cantores Leonardo, Daniel, a apresentadora Xuxa e atores Stênio Garcia, Claudia Raia e Flávia Alessandra. A poucos quilômetros, em Aracati (CE), a praia de Canoa Quebrada, uma das mais belas e visitadas do país, atrai turistas de todo mundo.

Farol na entrada da cidade com decoração especial para a Copa (Foto: Felipe Bolguese)