Gringos, reforços extracampo, chapéus… Veja como foi o vaivém 2015


Escrito por

Como o LANCE!Net mostrou diariamente com tempo real de manhã à noite e em notas,  com "Tempo Real", o Vaivém do mercado de 2015 foi quente. Apesar de a janela nacional ainda não estar encerrada, os grandes clubes do futebol brasileiro já fizeram praticamente toda a movimentação para chegar a seu elenco ideal neste início de temporada. Com gringos, transações entre as grandes equipes, reforços extracampo e alguns "chapéus", os negócios mexeram com as expectativas dos torcedores de cada time. Com o Palmeiras liderando a lista dos que mais contrataram (18 jogadores no total), o período de transferências não deixou a desejar. Acompanhe abaixo tudo sobre que rolou nesta edição do Vaivém.

OS GRINGOS QUE CHEGARAM 


Lucas Pratto foi requisitado por Cruzeiro e Flamengo, mas acertou com o Galo (Foto: Bruno Cantini)

Não foram só os jogadores brasileiros que movimentaram este Vaivém. Com transições internacionais e nacionais, os gringos fizeram parte desta janela. O Cruzeiro foi quem mais se reforçou com atletas vindos de fora. O atual campeão brasileiro acertou com quatro atletas nascidos em países Sul-Americanos. Já o Fluminense e o Palmeiras foram os que mais perderam, tendo duas baixas cada. Veja abaixo a lista completa.

Quem chegou: Joel (Coritiba para o Cruzeiro), Mena (Santos para o Cruzeiro), De Arrascaeta (Defensor(URU) para o Cruzeiro), Fellipe Seymour (Spezia (ITA) para o Cruzeiro)), Lucas Pratto (Vélez Sarsfield (ARG) para o Atlético-MG)), Marcelo Moreno (Cruzeiro para o Grêmio) e Erazo (Flamengo para o Grêmio), Diego Aguirre (Sem clube - Internacional), Valencia (Fluminense para o Santos), Julio dos Santos (Cerro Porteño para o Vasco), Centurión (Racing (ARG) para o São Paulo)) e Steven Mendoza (Chennaiyin FC (IND) para o Corinthians)).

Quem saiu: Samudio (Cruzeiro para o Libertad (PAR)), Maxi Rodríguez (Grêmio para o Universidad de Chile), Riveros (Grêmio para o Olimpia (PAR)), Erazo, (Flamengo para o Grêmio), Conca (Fluminense para o Shanghai Dongya (CHI)), Valencia (Fluminense para o Santos), Aranda (Vasco para o Olimpia (PAR)), Victorino (Palmeiras - sem clube), Eguren (Palmeiras para o Montevideo Wanderers (URU)), Alvaro Pereira (São Paulo para o Estudiantes (ARG)) e Mena (Santos para o Cruzeiro).

TRANSAÇÕES ENTRE AS 12 GRANDES EQUIPES DO FUTEBOL BRASILEIRO


Leandro Damião deixou o Santos e acertou empréstimo de um ano com o Cruzeiro (Foto: Reprodução/SporTV)

Outro ponto interessente neste Vaivém foram as transações entre os clubes brasileiros. Ao todo, 30 jogadores trocaram um grande pelo outro. O Palmeiras foi o mais ativo neste quesito. O Verdão adquiriu sete atletas que pertenciam no passado a outro gigante do Brasil. Já o Atlético-MG foi o menos ativo nesse sentido, se nenhum reforço. Acompanhe a relação completa abaixo:

Troca entre os clubes: João Paulo (Flamengo para o Palmeiras), Alan Patrick (Internacional para o Palmeiras), Zé Roberto (Grêmio para o Palmeiras), Dudu (Grêmio para o Palmeiras), Jackson (Internacional para o Palmeiras), Arouca (Santos para o Palmeiras), Aranha (Santos para o Palmeiras) Chiquinho (Fluminense para o Santos), Valencia (Fluminense para o Santos), Werley (Grêmio para o Santos), Carlinhos (Fluminense para o São Paulo), Bruno (Fluminense para o São Paulo), Daniel (Botafogo para o São Paulo), Edu Dracena (Santos para o Corinthians), Bressan (Grêmio para o Flamengo), Pará (Grêmio para o Flamengo), Marlone (Cruzeiro para o Fluminense), Gilberto (Internacional para o Botafogo), Luis Ricardo (São Paulo para o Botafogo), Serginho (Atlético-MG para o Vasco), Marcelo Oliveira (Palmeiras para o Grêmio), Douglas (Vasco para o Grêmio), Galhardo (Santos para o Grêmio), Erazo (Flamengo para o Grêmio), Réver (Atlético-MG para o Internacional), Léo (Flamengo para o Internacional), Nilton (Cruzeiro para o Internacional), Leandro Damião (Santos para o Cruzeiro), Mena (Santos para o Cruzeiro) e Willians (Internacional para o Cruzeiro).

AS CONTRATAÇÕES EXTRACAMPO


Alexandre Mattos deixou o Cruzeiro para reformular o Palmeiras (Foto: Miguel Schincariol/ LANCE!Press)

Além de jogadores e novos treinadores, os clubes investiram em reforços extracampo. Alexandre Mattos, no Palmeiras, e Rodrigo Caetano, no Flamengo, ilustram essas "contratações" dos grandes clubes brasileiros. Visando ter um planejamento melhor para esta temporada, este foi um ponto em que algumas equipes focaram. No Verdão, Mattos contratou 17 reforços. Além do Rubro-Negro e do time paulista, Botafogo, Santos e Bahia também apresentaram novas caras para a direção. Veja quem são os dirigentes abaixo:

Reforços extracampo: Alexandre Mattos (Palmeiras), Rodrigo Caetano (Flamengo), Dagoberto Fernando (Santos), Antônio Lopes (Botafogo) e Alexandre Faria (Bahia).

A CHAPELARIA DESTE VAIVÉM


Dudu chegou a quase acertar com Corinthians e São Paulo, mas assinou com Verdão (Crédito: Reginaldo Castro)

Os famosos "chapéus" das janelas de transferência também fizeram barulho neste período. Acirrando ainda mais a rivalidade entre os clubes, Palmeiras e São Paulo foram os que mais atravessaram um ao outro. Dudu é a melhor explicação disso. Disputado por Corinthians e pelo Tricolor, o velocista acabou assinando com o Verdão. Outros casos foram os de Thiago Mendes e Cafu, que chegaram a estar perto de assinar com o clube alviverde, mas acertaram com o time do Morumbi. Confira abaixou outros exemplos:

Chapéus deste mercado: Dudu (Negociou com São Paulo e Corinthians, acertou com o Palmeiras); Thiago Mendes (Negociou com o Palmeiras, acertou com o São Paulo); Gabriel (Negociou com o Corinthians, acertou com o Palmeiras); Leandro Pereira (Negociou com o Corinthians, acertou com o Palmeiras); Julio dos Santos (Negociou com o Botafogo, acertou com o Vasco); De Arrascaeta (Negociou com o Internacional, acertou com o Cruzeiro).

[[GAL:LANPGL20150202_0007]]

O VAIVÉM DE CADA UM DAS 12 GRANDES EQUIPES DO FUTEBOL BRASILEIRO

PALMEIRAS:
Quem chegou: Ayrton (L, Vitória), Lucas (L), J. Paulo (L, Flamengo), V. Hugo (Z, América-MG), V.Ramos (Z), Andrei (V, América-MG), Amaral (V, Goiás), Gabriel (V), Denoni (V, Oeste), Alan Patrick (Shakhtar Donetsk (UCR)), Zé Roberto (L/M, Grêmio), Robinho (M, Coritiba), M. Leite (A, Atlas-MEX), R. Marques (A, Henan (CHN)), L. Pereira (A, Chapecoense), Dudu (A, Dínamo (UCR)), Kelvin (A, Porto), Jackson (Z, Inter), Ryder (M/A, Fiorentina (ITA)), Arouca (V, Santos) e Aranha (G, Santos).

Quem saiu: Deola (G, Fortaleza), Bruno (G, S. Cruz), Lucio (Z), Victorino (Z), Wendel (L), Juninho (L, Figueirense), Eguren (V, Montevideo Wanderers (URU)), Washington (V), M. Oliveira (V, Grêmio), Wesley (V, São Paulo), T. Alves (Z, Ponte Preta), F. Menezes (M, Goiás), T.Real (M, Bahia) B.César (M), Dybal (M, Vent. (JAP)), Bernardo (M, Vasco), Diogo (A, B. United (TAI)), Mazinho (M, Coritiba), Henrique (A), P. Vieira (M, Náutico) e Bruninho (V, Santa Cruz).

Com a palavra Thiago Ferri, setorista do Palmeiras do LANCE!Net:

"O Palmeiras passou por uma profunda reformulação neste início de temporada. Foram 18 contratações, sendo Arouca e Dudu as duas principais. Junto dos reforços e o trabalho da nova diretoria, encabeçada pelo diretor de futebol, Alexandre Mattos, voltou a confiança do torcedor palmeirense. A expectativa sobre o time para 2015 é grande, depois de viver o calvário em seu centenário, em que quase caiu no Brasileiro."

CORINTHIANS:
Quem chegou: Edilson (L), Cristian (V), Edu Dracena (Z, Santos), Emerson Sheik (A, sem clube), Stiven Mendoza (A, Chennaiyin FC (IND)), Tite (T).

Quem saiu: Danilo Fernandes (G, Sport), Ferrugem (L, Vissel Kobe (JAP)), Mano (T, sem clube) e Anderson Martins (Z, Al-Jaish (QAT)).

Com a palavra Rodrigo Vessoni, setorista do Corinthians do LANCE!Net:

"O Corinthians se reforçou pouco, mas perdeu apenas um titular do ano passado (Anderson Martins, que voltou para os Emirados Árabes). A manutenção da equipe que terminou na quarta colocação do Brasileirão é um dos fatores que faz o torcedor confiar em títulos nesta temporada. A volta de Tite também promete deixar o Corinthians mais forte."

SÃO PAULO:
Quem chegou: Carlinhos (L, Fluminense), Bruno (L, Fluminense), Breno (Z, sem clube), Thiago Mendes (V, Goiás), Daniel (M, Botafogo), Cafu (A, Ponte) e Centurión (A, Racing (ARG)).

Quem saiu: Kaká (M, Orlando City (EUA)), A. Pereira (L, Estudiantes (ARG), Osvaldo (A, Al-Ahli (ARS)), Luis Ricardo (L, Botafogo) e Cañete (M, São Bernardo).

Com a palavra Bruno Grossi, setorista do São Paulo do LANCE!Net:

"O São Paulo priorizou reforços pontuais, como os laterais Bruno e Carlinhos, ex-Fluminense, para depois buscar peças que pudessem desequilibrar em campo, como o argentino Centurión. Com o elenco mais completo, mesmo que ainda falte um zagueiro, o time de Muricy Ramalho briga pela ponta em todos torneios."

SANTOS:
Quem chegou: L. Otávio (V, Paraná), L. Crispim (V, Vasco), Chiquinho (M, Flu), Valencia (V, Flu), M. Gabriel (M, Al-Nassr (ARS)), Elano (M, Chennaiyin (IND)), R.Oliveira (A), Werley (Z, Grêmio) e Vanderlei (G, Coritiba).

Quem saiu: B. Uvini (Z, Napoli (ITA)), Neto (Z), Mena (L, Cruzeiro), Galhardo (L, Grêmio), Alan Santos (V, Coritiba), J. Eduardo (A, Grêmio Audax), Giva (A, Coritiba), L. Damião (A, Cruzeiro) e Rildo (A, Ponte), E. Dracena (Z, Corinthians), S. Yuri (A, Náutico), P. Castro (M, Santa Cruz), Aranha (G, Palmeiras) e Arouca (V, Palmeiras).

Com a palavra Bruno Cassuci, setorista do Santos do LANCE!Net:

"O Santos apostou em contratações baratas e reforçou posições carentes do elenco. Os contratados tiveram bom desempenho na pré-temporada, mas apenas Chiquinho foi titular na estreia do Paulistão. A tendência é que com o tempo os demais jogadores ganhem mais chances. Depois de superar os problemas de atrasos de salário, o Peixe tenta surpreender e, por não disputar a Libertadores, tem condições de bater de frente com seus rivais.

* As equipes do Campeonato Paulista têm até o dia 10 de fevereiro para inscrever seus reforços. Depois desta data, mudanças poderão ser feitas apenas nas quartas de final.

FLAMENGO:
Quem chegou: J. Bressan (Z, Grêmio), Pará (L, Grêmio), Thallyson (L, ASA), A. Maia (M, América-RN), Marcelo Cirino (A, Atlético-PR) e Jonas (V, Sampaio Corrêa).

Quem saiu: Chicão (Z, Bahia), Léo (L, Internacional), J. Paulo (L, Palmeiras), Amaral (V, Vitória), Muralha (V, Chapecoense), Erazo (Z, Grêmio), Negueba (A, Chapecoense), Fernando (Z, Bragantino), Recife (M, Atlético-GO), Arthur (A, Londrina), Felipe (G, sem clube).

Com a palavra Pedro Barboza, setorista do Flamengo do LANCE!Net:

"Com a base mantida de 2014, o Flamengo foi atrás de apenas reforços pontuais e trouxe seis jogadores que podem ser muito importantes na temporada 2015. Assim, o Flamengo começa forte o ano, e é forte candidato ao título do Estadual e brigar por coisas maiores no Campeonato Brasileiro"

VASCO:
Quem chegou: Aislan (Z, Madureira), Erick (L, Olaria) B. Ferreira (L, Portuguesa), Christiano (L, Bangu), V. Bolt (V, Madureira) Lucas (V, Macaé), J.Patrick (V, Luverdense), Marcinho (M, Vitória), M. Índio (M), Bernardo (M, Palmeiras), E.Luis (A, Bragantino), J.dos Santos (A, C. Porteño (PAR)),  Romarinho (A) e Serginho (V, Atlético-MG)

Quem saiu: D. Silva (G, XV de Piracicaba), M. Alves (G), D. Renan (L, Cruzeiro), A. Rocha (L), C. César (L, Atlético-MG), Aranda (V, Olimpia (PAR), P. Ken (V, Cruzeiro), Dakson (M), Biteco (M, Grêmio), Douglas (M, Grêmio), W. Barbio (A, Chape), Edmilson (A), Kléber (A, Grêmio) e E.Costa (A).

Com a palavra João Matheus Ferreira, setorista do Vasco do LANCE!Net:

"Com orçamento reduzido e objetivo de pagar em dia, a diretoria do Vasco optou por fazer contratações modestas e apostar na base. Dos 14 reforços confirmados, parte veio por empréstimo e outra parte de graça. Por enquanto, o Cruz-Maltino não entra favorito em nenhuma das competições que disputa."

FLUMINENSE:
Quem chegou: J. Filipe (Z, São Paulo), Victor Oliveira (Z, Atlético-GO), Ronan (L, Légia (POL)), Giovanni (L, Criciúma), Marlone (M, Cruzeiro), G. Santos (L, Bahia), Vinícius (M, Náutico), L. Gomes (A, Icasa), Michael (A, Criciúma) e Igor Julião (L, Kansas City (EUA)).

Quem saiu: Carlinhos (L, São Paulo), Bruno (L, São Paulo), Valencia (V, Santos), Fabrício (Z), Diguinho (V), G. Scarpa (M, Red Bull), Eduardo (M, Ceará), Chiquinho (M, Santos), R. Sobis (A, Tigres (MEX)), Biro Biro (A, P. Preta), Conca (M, Dongya (CHN)), Denilson (A, Granada (ESP)) e Cícero (M, Al Gharafa (CAT)).

Com a palavra Matheus Babo, setorista do Fluminense do LANCE!Net:

"O Fluminense surpreendeu para 2015. Apesar das contratações modestas, o clube conseguiu manter alguns dos medalhões após o fim da parceria com a Unimed. No Brasileirão e na Copa do Brasil, é cedo para uma análise, melhor esperar como esses reforços vão se comportar."

BOTAFOGO:
Quem chegou: Alisson (Z, Paraná), D. Giaretta (Z, S. Yongchang (CHN)), Renan Fonseca (Z, Santa Cruz). Roger Carvalho (Z, Vitória), Carleto (LE, Avaí), W. Arão (V, Atlético-GO), Diego Jardel (M, Avaí), Elvis (M, Tombense), Bill (A, Ceará),  Pimpão (A, América-RN) e Tássio (A, Wuhan Zall (CHN)), Gilberto (LD, Internacional), Sassá (A, Náutico), Henrique (A, Bahia), Pimentinha (A, Sampaio Corrêa), Luis Ricardo (L, São Paulo) e Tomás (M, Boa Esporte).

Que saiu: Gabriel (V, Palmeiras), Daniel (M, São Paulo), Milton Raphael (G, Sampaio Corrêa), Lima (LE), Régis (LD, Capivariano), Jeferson (M, Rio Claro) Andrey (G, Botafogo-SP) e Luis Guilherme (G, Bonsucesso)

Com a palavra Luiz Gustavo Moreira, setorista do Botafogo do LANCE!Net:

"Rebaixado, o Botafogo trocou a maioria do elenco: 20 jogadores foram dispensados e 14 contratados. No Carioca, por ter um time totalmente reformulado, o elenco não entra com o favoritismo. A Copa do Brasil, competição que nunca foi conquistada pelo Glorioso, será vista com ressalvas. Na Segundona, o Alvinegro entra como favorito."

* As equipes do Campeonato Carioca têm até a 10ª rodada do torneio (dias 14 e 15 de março) para inscrever novos jogadores.

CRUZEIRO:
Quem chegou: Fabiano (L, Chapecoense), Gilson (L, América-MG), Joel (A, Coritiba), R. Souza (V, Criciúma), F. Seymour (V, Spezia (ITA)), L. Damião (A, Santos), A. Ramon (A, Hangzhou Greentown (CHN)), Riascos (A, Morelia (MEX)), De Arrascaeta (M, Defensor (URU)), Mena (L, Santos) e Willians (V, Internacional).

Quem saiu: Egídio (L, Dnipro (UCR)), Samudio (L, Libertad (PAR)), Nilton (V, Inter), Pedro Ken (M, Coritiba), Marlone (M, Fluminense), R. Goulart (M, G. Evergrande (CHN)), M. Moreno (A, Grêmio), Borges (A), L. Silva (V, Real Madrid (ESP)), E. Ribeiro (M, Al Ahli (EAU)) e Everton (V, Fortaleza).

Com a palavra Joana Bueno, repórter do LANCE!Net:

"Depois de dois anos no topo do futebol brasileiro, o Cruzeiro versão 2015 é uma incógnita. É verdade que a equipe celeste contratou jogadores de reposição, mas mesmo que eles substituam à altura aqueles que saíram, o entrosamento não será o mesmo que no último ano. Pode ser que o Cruzeiro 2015 não seja tão arrasador quanto o dos últimos dois anos, mas será ao menos interessante assistir à reconstrução da equipe em campo."

ATLÉTICO-MG:
Quem chegou: Carlos César (L, Vasco), Patric (L, Sport), Giovanni Augusto (M, Figueirense), Lucas Pratto (A, Vélez Sarsfield (ARG)) e Danilo Pires (V, Santa Cruz).

Quem saiu: Alex Silva (L, Sport), F. Souto (V, Náutico), Réver (Z, Internacional), Diego Tardelli (A, Shandong Luneng (CHN)), Nikão (M, Atlético-PR), Serginho (V, Vasco) e Claudinei (V, Avaí).

Com a palavra Matheus Dantas, repórter do LANCE!Net:

"Diferentemente de seu rival Cruzeiro, o Atlético-MG conseguiu sobreviver a uma temporada de sucesso sem sofrer grande desmanche. Claro que a saída de Diego Tardelli, para a China, fará muita falta, porém o Galo soube contratar. Lucas Pratto é um exemplo disso. Com a manutenção da base de 2014 e a força do time jogando em casa, o Atlético-MG inicia o ano como um dos grandes times do Brasil."

* As equipes do Campeonato Mineiro terão até o dia 8 de abril para inscrever novos reforços

INTERNACIONAL:
Quem chegou: Diego Aguirre (T), Réver (Z, Atlético-MG), Léo (L, Flamengo), Nilton (V, Cruzeiro) e Vitinho (A, CSKA Moscou (RUS)).

Quem saiu: Índio (Z), Gabriel (L, Botafogo), W. Silva (L, Fluminense), Alan Patrick (M, Shakhtar Donetsk (UCR)), Abel Braga (T), Aylon (A, Paysandu), Thales (Z, Bahia) e João Paulo (M, Santa Cruz).

Com a palavra Vinicius Faustini, repórter do LANCE!Net:

"Após abrir os cofres e trazer nomes de impacto, como Réver, Nilton e Vitinho, o Internacional pinta como uma das equipes mais fortes do país, ao menos no papel. Porém, é inegável que o histórico de frustrações do Colorado com elencos qualificados deixará o torcedor ressabiado. Além disto, falta à equipe de Diego Aguirre contar com um atacante próximo do nível de Nilmar."

GRÊMIO:
Quem chegou: Marcelo Oliveira (L, Palmeiras), Douglas (M, Vasco), Paulinho (A, Londrina), Everaldo (A, Figueirense), Marcelo Moreno (A, Cruzeiro), Rafael Galhardo (L, Santos) e Erazo (Z, Barcelona (EQU)).

Quem saiu: Bressan (Z, Flamengo), Saimon (Z, Vitória), Zé Roberto (L, Palmeiras), Pará (L, Flamengo), M. Rodríguez (M, Universidad de Chile (CHI)), Riveros (Olimpia (PAR)), Dudu (A, Palmeiras), Werley (Z, Santos), Breno (LE, V. Guimarães- POR)), Fernandinho (A, Verona- ITA)), Moisés (LD, Santa Cruz) e L. Canhoto (M, Paysandu).

Com a palavra Luiz Signor, setorista do Futebol Brasileiro do LANCE!Net:

"Com a necessidade de diminuir a folha salarial para esta temporada e sem pode de investimento, o Grêmio não teve como viabilizar a contratação de Dudu em definitivo e optou por não renovar com Zé Roberto. A possível saída de Barcos, até então algo que não era cogitado, fará com que o elenco tricolor fique ainda mais frágil. Com o que tem em mãos, Luiz Felipe Scolari terá trabalho para fazer esse Grêmio campeão."

* O Campeonato Gaúcho teve as inscrições finalizadas na última sexta-feira (30 de janeiro).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter