icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
18/06/2014
08:26

Os apelos daqueles que pedem a adequação do calendário brasileiro ao do futebol europeu estão sendo atendidos. Claro que não na organização dos campeonatos nacionais. Mas pelo menos na preparação física. A pré-temporada dos times brasileiros acontecerá durante a Copa do Mundo. Pelo menos é o que afirma o preparador físico gremista, Fábio Mahseredjian, que exalta o tempo largo de trabalho. E acredita em uma equipe melhor preparada nos seis meses restantes.

Serão 34 dias de trabalhos da comissão técnica gremista até o retorno do Brasileirão. Bem diferente dos 18 dias de treinamento do início do ano. Por isso, a expectativa é que o elenco esteja na ponta dos cascos. Mas não só os gremistas. Também o restante dos clubes brasileiros.

- É melhor agora, porque foram só 15, 13 dias de parada. No final do ano, você tem um mês. Tem as festas de final de ano, que atrapalham. A ingesta alimentar e de bebida aumenta absurdamente. Hoje muitos viajam para fora do país. Muitos ganham peso corporal, isso prejudical. Agora, não. Já tive acesso aos dados de percentual de gordura, e tivemos poucos aumentos, nada significativo. Agora, sim, é uma pré-temporada - comentou Mahseredjian.

Os primeiros dias de trabalho no clube gaúcho são sem a presença da bola, apenas com atividades físicas. No entanto, nesta quinta-feira, os atletas já farão treinos técnicos sob o comando de Enderson Moreira. A ideia é que ao final do período as mudanças físicas sejam perceptíveis até aos leigos.

- Quinta-feira já tem treino com bola, acabou a história de treinar só fisicamente durante uma semana, 10 dias. Futebol é tecnico, então na quinta já treinamos com bola. A partir daí, tem pelo menos um treino com bola por dia. Ganho de força e potência tem que ficar visível aos nossos olhos, é o que eu espero - avaliou o preparador físico gremista.

O time gremista também terá uma fotografia bastante diferente. O clube gaúcho foi ao mercado e contratou o lateral-direito Matías Rodriguez e o volante Fellipe Bastos, já apresentados e treinando com o grupo, e o meia Giuliano, esperado até o fim da semana. Além disso, tenta a compra de Fernandinho junto ao Al-Jazira. Por outro lado, liberou Kleber para o Vasco, Yuri Mamute para o Botafogo, Léo Gago para o Bahia e Adriano para o Vitória.