icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
21/11/2014
15:14

Os principais nomes do hipismo nacional estarão reunidos neste sábado (22/11) na Sociedade Hípica Brasileira, para a disputa do Grande Prêmio do CSI-W2* do Rio de Janeiro, na segunda semana do Longines Rio Equestrian Festival. A prova, com obstáculos a 1.60m de altura e início previsto para 17h30min, é válida pela sétima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top 2014 e também soma pontos para o ranking de saltos da FEI, servindo como qualificatória para a final Copa do Mundo de Hipismo, em Las Vegas, no ano que vem.

Na disputa do GP também estará em jogo a liderança do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top. Após seis etapas disputadas, o cavaleiro mineiro Francisco Musa, que venceu o GP da sexta etapa na semana passada, ocupa a primeira posição, com 84 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, Artemus de Almeida. Sérgio Marins, atual campeão do ranking Hyundai, vem em terceiro com 65 pontos.

Para o líder do Ranking Francisco Musa, a etapa será competitiva e de alto nível.

- Acredito que será mais uma etapa bem disputada em altíssimo nível. A expectativa, para mim, é a melhor possível, pois meu cavalo está saltando muito bem aqui no Rio. Mas o Artemus também está em ótima fase, assim como o Sérgio. Não tenho dúvidas de que a disputa vai ser muito acirrada até o fim do campeonato.

O percurso desta vez será assinado pelo desenhador francês Frederic Cottier, responsável pelos traçados dos Jogos Equestres Mundiais que aconteceram em setembro deste ano na Normandia, na França. O ex-cavaleiro foi um dos grandes nomes do hipismo mundial nas décadas de 80 e 90 e conquistou a medalha de bronze com a França nos Jogos Olímpicos de Seul-1988.

Além de sediar a sétima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top, o Grande Premio deste sábado vale como última etapa da liga sul-americana que seleciona dois cavaleiros para a final da Copa do Mundo, em abril de 2015, em Las Vegas. Na frente deste ranking aparece o brasileiro Artemus de Almeida, que levou o vice-campeonato no GP de Aniversario da SHB, no domingo passado. Sérgio Marins é o segundo colocado e o uruguaio Marcelo Chirico ocupa a terceira posição.