icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
21/06/2014
17:05

Argelinos fizeram festa na estreia da seleção, mesmo com derrota (Martin Bureau/ AFP)

A seleção da Argélia ganhou uma torcida inesperada nesta Copa do Mundo: a cidade serrana de Gramado, no Rio Grande do Sul. É que um grande contingente de habitantes do país localizado no Magreb (o noroeste árabe da África) contribuiu decisivamente para que a cidade batesse seu recorde de ocupação de hotéis locais por turistas estrangeiros neste Mundial, às vésperas do jogo contra a Coreia do Sul, que acontece neste domingo, no Beira-Rio. Caso a equipe avance de fase há a perspectiva de que esses argelinos sigam mais um tempo na cidade - caso passem em segundo lugar na sua chave, o mais provável, enfrentarão o primeiro do Grupo G no estádio do Internacional. 

- Estamos torcendo para eles se classificarem à próxima fase. Se garantirem vaga, os torcedores devem esticar a estadia em Gramado até o dia 30. Além disso, o restante do grupo, estimado ao todo em 2,1 mil torcedores, também pode se deslocar para cá - explicou a secretária de turismo da cidade gaúcha, Rosa Volk.

Levantamento do munícipio aponta que o recorde de leitos ocupados por estrangeiros foi batido com muitas sobras. O máximo que a cidade havia conseguido até hoje era 3% e com a Copa do Mundo esse índice foi para 30%. Austrlianos, chilenos, franceses, colombianos e equatorianos foram os outros turistas de fora que a cidade, localizada a 115 quilômetros de Porto Alegre, recebeu nesse período. 

Outra cidade do Rio Grande do Sul que tem se beneficiado com a Copa é Viamão, que dista pouco mais de 20km de Porto Alegre. Neste caso, porém, o fator é até mais direto, já que a seleção do Equador escolheu hospedar-se no município. 

Argélia x Coreia do Sul será o terceiro jogo que o Beira-Rio abrigará neste Mundial (lá já foram disputados os duelos França 3 x 0 Honduras e Austrália 2 x 3 Holanda). A partida começará às 16h (horário de Brasília). Depois ainda há mais dois jogos previstos para acontecer no estádio: Argentina x Nigéria (25 de junho) e um duelo das oitavas de final (dia 30).