icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/02/2015
17:14

O lateral-esquerdo Zé Roberto e o atacante Rafael Marques entraram para a história do Palmeiras com os gols que marcaram na vitória por 3 a 0 sobre o Rio Claro, na última quarta, no Allianz Parque.

O Verdão concluiu nesta sexta-feira um levantamento histórico que aponta Zé Roberto como atleta mais velho a balançar as redes pelo clube. Aos 40 anos, sete meses e seis dias, ele superou o atacante Feitiço, que ostentou o posto durante 75 anos por ter marcado gol em uma vitória do Palestra Italia sobre o Ypiranga, por 3 a 1, no dia 12 de novembro de 1939. Na ocasião, tinha 38 anos, 10 meses e 27 dias.

O Palmeiras ainda considera que Zé Roberto é o jogador mais velho a jogar com a camisa alviverde. O clube exclui da conta jogos não-oficiais, como a despedida de Ademir da Guia em 1984. Na ocasião, o ídolo tinha 41 anos e nove meses.

- Fico muito feliz de, em tão pouco tempo, entrar para história de um clube da grandeza do Palmeiras. É sempre bom quebrar recordes e alcançar marcas expressivas. Espero também conseguir conquistas coletivas junto com os meus companheiros - disse Zé Roberto.


Já Rafael Marques tornou-se o primeiro jogador a marcar pelo Palmeiras tanto no Palestra Itália quanto no Allianz Parque. Em sua primeira passagem pelo Verdão, em 7 de abril de 2004, o atual camisa 19 saiu do banco de reservas para anotar o terceiro tento na goleada por 4 a 0 sobre o São Gabriel-RS, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Mas ele não foi o primeiro jogador a marcar nas duas fases do estádio, considerando também os rivais do Palmeiras. O meia Robinho marcou um gol pelo Santos em 2009 e repetiu a dose na rodada inaugural do Paulistão, contra o Osasco Audax, desta vez vestindo verde.

Confira o top 5 dos jogadores mais velhos a atuarem oficialmente pelo Palmeiras:

1º Zé Roberto – 40 anos, 7 meses e 6 dias
2º Gato Fernández – 40 anos e 26 dias
3º Djalma Santos – 39 anos, 4 meses e 19 dias
4º Feitiço – 39 anos, 2 meses e 5 dias
5º Marcos – 38 anos, 1 mês e 14 dias