Golfistas brasileiros têm chance de encurtar caminho ao PGA Tour

Renato Augusto - Corinthians (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)
Renato Augusto - Corinthians (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)

Escrito por

O Brasil Champions, maior torneio de golfe do continente, oferecerá esta semana, de quinta a domingo, uma chance única a golfistas brasileiros de encurtar sua luta para entrar no PGA Tour, que reúne a elite do golfe mundial. O evento, que acontece pelo segundo ano consecutivo no São Paulo Golf Club, na Zona Sul da capital paulista, faz parte do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, e oferece US$ 800 mil em prêmios.

Mais do que a premiação e pontos para o ranking mundial, o que está em jogo são vagas para o PGA Tour. Os 25 primeiros colocados do ranking do circuito ganham vagas para a elite do golfe. Já os colocados entre o 26º e o 50º lugar podem disputar outras 25 vagas com atletas do PGA Tour que não terminaram a temporada entre os 125 primeiros de seu ranking.

Apenas dois brasileiros - o gaúcho Fernando Mechereffe e o paulista Alexandre Rocha - fazem parte do Web.com Tour, ou seja, podem disputar todos os torneios da temporada. Outros oito atletas nacionais disputarão a etapa paulista graças a convites de patrocinadores. Se ficarem entre os 25 primeiros colocados do Brasil Champions, ganham um convite para disputar a etapa seguinte do circuito, que acontece na semana que vem no Panamá.

Na edição brasileira do circuito do ano passado, o carioca Philippe Gasnier, que terminou em 15o, e o paranaense Odair Lima, que ficou em 17o lugar, ganharam vaga para o torneio seguinte do Web.com Tour. Gasnier acabou jogando outros dois torneios do circuito. "Foi uma experiência fantástica e serviu para ver que não é nada de outro mundo. Me sinto mais bem preparado este ano", diz ele.

O paulista Felipe Navarro, que joga pela primeira vez no Web.com Tour este ano, está confiante. Há dois meses, ele vem treinando no São Paulo Golf Club. "Uma vitória seria excelente, mas quero muito terminar entre os 25 primeiros para obter mais chances de disputar o Web.com Tour e lutar por um cartão para a próxma temporada do PGA Tour", diz ele.

Sem bons resultados no torneio, o outro caminho para o PGA Tour envolveria disputar um torneio classificatório no final do ano que daria vagas na temporada seguinte do Web.com Tour, que por sua vez só daria cartões para a temporada 2016 do circuito principal. Disputar o PGA Tour já na temporada 2015, no entanto, aumentaria as chances de convocação às Olimpíadas do Rio, em 2016.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter