icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
18/11/2013
20:12

O Corinthians anunciou, nesta segunda-feira, o empréstimo até maio do goleiro Renan ao Botafogo de Ribeirão Preto, clube que disputa a elite do Campeonato Paulista em 2014. O jogador de 22 anos tem contrato até 2016 com o Timão, mas foi emprestado pela quarta vez desde a data de sua chegada, em junho de 2011, com os direitos adquiridos por R$ 5 milhões.

Revelado nas categorias de base do Avaí, o jovem goleiro viveu o grande momento da carreira no dia 26 de julho de 2010, quando foi convocado por Mano Menezes, então técnico da Seleção Brasileira, para um amistoso contra os Estados Unidos - a ideia do comandante era dar mais experiência aos jogadores que poderiam disputar as Olimpíadas de 2012. No entanto, na lista final, Renan foi preterido por Neto, da Fiorentina (Itália), e Rafael, do Santos.

De terceiro reserva do Avaí, Renan se tornou titular na equipe catarinense e, no ano seguinte, teve os direitos econômicos comprados pelo Corinthians, que o utilizou em apenas três partidas do Brasileirão de 2011. Desde o fim daquele ano, o jovem goleiro foi emprestado ao Vitória, ao Estoril (Portugal) e ao Guarani, clube pelo qual disputou o Paulistão deste ano. Desde maio que Renan não atua profissionalmente.

Agora jogador do Botafogo-SP, Renan não viverá os primeiros meses de Mano Menezes em seu retorno ao Corinthians, já que o treinador que o levou à Seleção será anunciado como substituto de Tite nos próximos dias. O atual elenco profissional do Timão conta com quatro goleiros - Cássio, Walter, Danilo Fernandes e Julio Cesar - sem contar com os garotos, como Matheus Vidotto (levado à Seleção por Felipão neste ano) e Caíque França, que alternam momentos no profissional e no sub-20.