Glover mostra raça, mas Jones supera brasileiro e mantém cinturão

Glover Teixeira, Jon Jones (FOTO: Divulgação/UFC)
Glover Teixeira, Jon Jones (FOTO: Divulgação/UFC)

Escrito por

Jon Jones não deu chances para Glover Teixeira e defendeu o cinturão meio-pesado do Ultimate neste sábado, pela luta principal do UFC 172, que aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos. Após uma batalha de cinco rounds, o americano saiu vencedor na decisão unânime dos juízes.

Com 2,15m de envergadura, Jones aproveitou do seu alcance para bater Glover no UFC 172. Ciente do poder de nocaute do brasileiro, o americano usou bem seus longos braços para afastar o desafiante e manter a distância no combate. Com dificuldades para chegar perto de seu oponente, Glover só conseguiu levar perigo quando o americano se aproximava para tentar acertar cotoveladas.

Após um primeiro round bastante movimentado, Jones foi crescendo no combate e passou a dominar mais o centro do octógono. No restante do duelo, o americano alternou entre chutes rodados e cotoveldas para minar o brasileiro. O campeão ainda investiu bastante na luta agarrada e conseguiu encurralar Glover na grade do octógono durante praticamente todo o confronto.

Logo após o duelo, em entrevista ainda no octógono, Jones falou sobre sua estratégia para o embate com Glover. Apesar de ressaltar seu plano de luta, o americano também admitiu que muitas de suas ações dentro do octógono foram improvisadas. O campeão ainda fez questão de elogiar Glover e mostrar respeito ao Brasil.

- Acho que o jogo era evitar um pouco as derrubadas e manter a distância, mas muito foi improvisado. Tive de usar um pouco de cada coisa. Percebei que ele não poderia me socar se eu tivesse em cima dele e isso acabou dando certo. Foi tudo improvisado. Glover foi um grande desafio. Respeito muito o Brasil e os lutadores brasileiros - afirmou o americano.

Também em entrevista após a luta, Glover revelou que se machucou duante o combate. Além de um corte profundo que sofreu no supercílio, o brasileiro relatou que também sentiu a costela.

- Acho que me machuquei no primeiro round e talvez tenha quebrado a costela. Mas ele é bom demais e fez um ótimo tarbalho. Ele resistiu aos meus melhores golpes e foram uns três ou quatro. Fiz minha estratégia, mas ele me bateu e é o melhor. Parabéns a ele - comentou o brasileiro.

Com o resultado, Jon Jones chega a sua sétima defesa de cinturão no UFC e se isola ainda mais como maior campeão da história dos meio-pesados. O americano agora possui um cartel de 20 vitórias e uma derrota. Já Glover Teixeira, que vinha de 20 vitórias consecutivas, amargou seu primeiro revés dentro do Ultimate.

A LUTA
1º Round
Os lutadores não perderam tempo e já partiram para a trocação logo no início do combate. Jon Jones tentou chutes baixos enquanto o brasileiro buscava socos fortes. No meio do assalto, Jones tentou uma derrubada, mas foi defendida pelo brasileiro. Na parte final do round, Jones chegou a derrubar Glover, mas o brasileiro logo se levantou.

2º Round
No início do segundo assalto, Jones já partiu para a derrubada, mas Glover conseguiu defender. Logo depois, durante a trocação, o árbitro interrompeu a luta para adverter Jones, que acertou mais de uma vez o dedo no olho do brasileiro. Na parte final do assalto, Glover acertou socos fortes no americano, que respondeu com cotoveladas.

3º Round
Os atletas continuaram na trocação franca no terceiro round. Mais rápido, o americano acertava mais golpes, enquanto o brasileiro procurava os socos mais contundentes. No meio do round, Jones conseguiu encurralar Glover na grade e os lutadores trocaram golpes na luta agarrada. No último minuto, Jones voltou a pressionar o brasileiro na grade e acertou bons golpes, chegando a abrir um corte no supercílio do brasileiro.

4º Round
No quarto assalto, Jones voltou a investir na luta agarrada e encurralou o brasileiro na grade. Mesmo pressionado, o brasileiro tentou golpear o americano, mas não teve sucesso.  Quando a luta voltou para o centro do octógono, Jones conseguiu manter bem a distância, evitando os socos de seu oponente. Nos segundos finais, o americano ainda conseguiu uma derrubada e terminou o round por cima.

5º Round
No início do round final, Jones chamou os aplausos do público e já partiu para a derrubada, mas Glover conseguiu se levantar rapidamente. Logo depois, o americano encurralou de novo o brasileiro na grade, e os atletas realizaram uma trocação franca, até o protetor bucal do brasileiro cair e a luta ter de ser interrompida. Após voltarem para o duelo, Jones voltou a pressionar Glover na grade e conseguiu bons golpes. No minuto final, o brasileiro tentou ir para cima mas, sangrando muito, não conseguiu acertar seu oponente.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter