icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
27/04/2014
01:29

Jon Jones não deu chances para Glover Teixeira e defendeu o cinturão meio-pesado do Ultimate neste sábado, pela luta principal do UFC 172, que aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos. Após uma batalha de cinco rounds, o americano saiu vencedor na decisão unânime dos juízes.

Com 2,15m de envergadura, Jones aproveitou do seu alcance para bater Glover no UFC 172. Ciente do poder de nocaute do brasileiro, o americano usou bem seus longos braços para afastar o desafiante e manter a distância no combate. Com dificuldades para chegar perto de seu oponente, Glover só conseguiu levar perigo quando o americano se aproximava para tentar acertar cotoveladas.

Após um primeiro round bastante movimentado, Jones foi crescendo no combate e passou a dominar mais o centro do octógono. No restante do duelo, o americano alternou entre chutes rodados e cotoveldas para minar o brasileiro. O campeão ainda investiu bastante na luta agarrada e conseguiu encurralar Glover na grade do octógono durante praticamente todo o confronto.

Logo após o duelo, em entrevista ainda no octógono, Jones falou sobre sua estratégia para o embate com Glover. Apesar de ressaltar seu plano de luta, o americano também admitiu que muitas de suas ações dentro do octógono foram improvisadas. O campeão ainda fez questão de elogiar Glover e mostrar respeito ao Brasil.

Jones posa para foto com cinturão após vitória sobre Glover (FOTO: Reprodução)

- Acho que o jogo era evitar um pouco as derrubadas e manter a distância, mas muito foi improvisado. Tive de usar um pouco de cada coisa. Percebei que ele não poderia me socar se eu tivesse em cima dele e isso acabou dando certo. Foi tudo improvisado. Glover foi um grande desafio. Respeito muito o Brasil e os lutadores brasileiros - afirmou o americano.

Também em entrevista após a luta, Glover revelou que se machucou duante o combate. Além de um corte profundo que sofreu no supercílio, o brasileiro relatou que também sentiu a costela.

- Acho que me machuquei no primeiro round e talvez tenha quebrado a costela. Mas ele é bom demais e fez um ótimo tarbalho. Ele resistiu aos meus melhores golpes e foram uns três ou quatro. Fiz minha estratégia, mas ele me bateu e é o melhor. Parabéns a ele - comentou o brasileiro.

Com o resultado, Jon Jones chega a sua sétima defesa de cinturão no UFC e se isola ainda mais como maior campeão da história dos meio-pesados. O americano agora possui um cartel de 20 vitórias e uma derrota. Já Glover Teixeira, que vinha de 20 vitórias consecutivas, amargou seu primeiro revés dentro do Ultimate.

A LUTA
1º Round
Os lutadores não perderam tempo e já partiram para a trocação logo no início do combate. Jon Jones tentou chutes baixos enquanto o brasileiro buscava socos fortes. No meio do assalto, Jones tentou uma derrubada, mas foi defendida pelo brasileiro. Na parte final do round, Jones chegou a derrubar Glover, mas o brasileiro logo se levantou.

2º Round
No início do segundo assalto, Jones já partiu para a derrubada, mas Glover conseguiu defender. Logo depois, durante a trocação, o árbitro interrompeu a luta para adverter Jones, que acertou mais de uma vez o dedo no olho do brasileiro. Na parte final do assalto, Glover acertou socos fortes no americano, que respondeu com cotoveladas.

Glover não conseguiu levar muito perigo a Jones no UFC 172 (FOTO: Divulgação/UFC)

3º Round
Os atletas continuaram na trocação franca no terceiro round. Mais rápido, o americano acertava mais golpes, enquanto o brasileiro procurava os socos mais contundentes. No meio do round, Jones conseguiu encurralar Glover na grade e os lutadores trocaram golpes na luta agarrada. No último minuto, Jones voltou a pressionar o brasileiro na grade e acertou bons golpes, chegando a abrir um corte no supercílio do brasileiro.

4º Round
No quarto assalto, Jones voltou a investir na luta agarrada e encurralou o brasileiro na grade. Mesmo pressionado, o brasileiro tentou golpear o americano, mas não teve sucesso.  Quando a luta voltou para o centro do octógono, Jones conseguiu manter bem a distância, evitando os socos de seu oponente. Nos segundos finais, o americano ainda conseguiu uma derrubada e terminou o round por cima.

5º Round
No início do round final, Jones chamou os aplausos do público e já partiu para a derrubada, mas Glover conseguiu se levantar rapidamente. Logo depois, o americano encurralou de novo o brasileiro na grade, e os atletas realizaram uma trocação franca, até o protetor bucal do brasileiro cair e a luta ter de ser interrompida. Após voltarem para o duelo, Jones voltou a pressionar Glover na grade e conseguiu bons golpes. No minuto final, o brasileiro tentou ir para cima mas, sangrando muito, não conseguiu acertar seu oponente.