icons.title signature.placeholder Thiago Correia
19/11/2013
07:47

Enfim vai chegar nesta terça-feira, às 17h45 (de Brasília) o round decisivo da batalha entre Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo, que vai definir quem vai ficar fora da Copa do Mundo, e quem vai estar no Brasil no ano que vem. Na ida, deu Portugal. O craque do Real Madrid apareceu mais que o do Paris Saint-Germain e marcou o único gol da vitória por 1 a 0, e na Friends Arena, os ídolos terão um terreno propício para brilhar, de acordo com os últimos acontecimentos. O lusitano tem sido atiçado com vara curta - ele adora isso -, e Ibra pode acabar com a fama de amarelão.

Tudo começou para Ronaldo uns 10 minutos antes de marcar o seu gol. Ele deu uma cabeçada de leve em Lustig (veja vídeo mais abaixo) e debochou do rival, que depois criticou o português. Pronto, o suficiente para a imprensa toda da Suécia criticar demais o craque e fazer a torcida ficar inflamada. O "problema" para eles é que Cristiano, no melhor estilo Romário, costuma ficar ainda melhor nestas situações.

O último grande exemplo foi na partida contra a Irlanda do Norte, pelas Eliminatórias. O placar era adverso, a torcida começou a vaiar, dizendo que ele não passava de "um Bale mais barato" (o galês tinha acabado de bater o português como jogador mais caro do mundo, no próprio Real Madrid). Marcou três vezes em menos de 15 minutos.

- Foi feita uma tempestade em um copo d'água, tentaram irritá-lo, criar um clima a mais na seleção. Ele está mais do que acostumnado a isso, e está mais do que provado que funciona ao contrário. Quando se metem com ele, acaba correspondendo a mais com a seleção. Espero que não seja apenas por isso que ele dê o melhor, mas que possa fazer a diferença - disse Nuno Gomes em entrevista exclusiva ao LANCE!Net.

VEJA O LANCE ENTRE CRISTIANO RONALDO E LUSTIG

Já no caso de Ibrahimovic, os números até provam que ele "amarela" em momentos decisivos. Em 30 jogos eliminatórios que fez em Liga dos Campeões, marcou apenas cinco vezes: três pelo Barcelona, um pelo Milan, e um pelo Paris Saint-Germain. Na temporada passada, foi até expulso com a camisa do time francês contra o Valencia ao dar um pisão em um rival no Mestalla.

Em 15 partidas de Eurocopa e Copa do Mundo, fez apenas seis gols, e no torneio continental, nunca passou da fase de grupos. E agora, com a camisa da seleção, com os seus conterrâneos nas arquibancadas, tem a chance perfeita para acabar com esse estigma. Ele até já disse que confia na força da torcida.

  
Nuno Gomes fez história na seleção (Foto: AFP)

NUNO GOMES QUER TIME OFENSIVO
Com 79 jogos pela seleção portuguesa, Nuno Gomes é um ex-jogador que pode falar da equipe com autoridade. Para o ídolo do Benfica, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Nani e companhia não devem jogar com o regulamento debaixo do braço.

- Isso funciona muito mal, entrar em campo para não perder... É muito difícil obter um bom resultado, tem que buscar da mesma maneira. Portugal sempre buscou jogar para a frente, seja dentro ou fora de casa, deve buscar isso, não vai defender um resultado, vai tentar fazer um gol - pediu o ex-jogador, que além do Benfica, atuou por Boavista, Fiorentina, Braga e Blackburn Rovers, e ainda disse que acredita em equilíbrio na partida:

- As seleções não têm apenas Ronaldo e Ibra, tanto de um lado, quanto de outro, há jogadores de valor. Portugal parte com vantagem, basta o empate, mas a Suécia, perante o público, vai querer o resultado até o fim. Portugal tem as suas armas, costuma fazer gols, e não fugir à regra, deve fazer um gol e vai complicar a Suécia. Prevejo um jogo equilibrado. A Suécia não vai jogar diferente, vai ter que atacar mais, e portanto vai abrir espaços.

Só um dos dois vai estar no Brasil em 2014 (Fotos: AFP)

BATE-BOLA
Nuno Gomes
Ex-jogador da seleção portuguesa, ao LANCE!Net

Portugal merecia um resultado melhor no jogo de ida?
Portugal fez boa partida, entrou bem no jogo, mas depois de alguns momentos no primeiro tempo, foi mais ou menos equilibrado, nao houve grandes oportunidades. Mas melhorou no segundo tempo, mereceu a vitória, e poderia ter feito mais um. Não era o resultado ideal, e um placar maior seria mais justo, teve uma bola na trave, e teve outra boa chance, mas foi um bom resultado, e temos a segunda parte desta eliminatória.

Pelo fato de Portugal ter tido momentos complicados nas Eliminatórias, haveria espaço para jogadores experientes como Tiago, Duda e outros?
Portugal tem um leque de jogadores muito grande que podem servir à seleção, e o Paulo Bento está atento a todos, e foram esses que escolheu para jogar contra a Suécia, achou que seriam os mais indicados, vamos esperar o resultado tambem, para depois preparar para o Mundial.

Pela ligação com o Brasil, como seria uma Copa do Mundo sem Portugal?
Os brasileiros estão do nosso lado, estão torcendo para Portugal, seria um Mundial um pouco mais fraco, porque Portugal é uma das melhores equipes normalmente, que deverim estar nas fases finais sempre. Mas o futebol é assim. Temos tambem a França, vamos esperar para que esteja dentro, vai ser ruim se não estiver.

FICHA TÉCNICA
SUÉCIA x PORTUGAL

Local: Friends Arena, Solna (SUE)
Data-hora: 19/11/2013, às 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING)

SUÉCIA: Isaksson, Lustig, Antonsson, Nilsson e Olsson; Elm, Larsson, Kallstrom e Kacaniklic; Elmander e Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamren
PORTUGAL:Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. Técnico: Paulo Bento