icons.title signature.placeholder Francisco Loureiro
22/07/2014
08:29

A vinda de um grande ídolo da torcida, com passagens por grandes clubes europeus, participação em Copas do Mundo e dono de uma Bola de Ouro podem alavancar um clube a ponto de tornar sua torcida até dez vezes maior? No mundo real, não. Na internet, sim.

Com cerca de 30 milhões de seguidores no Facebook e mais 20 milhões no Twitter, o ídolo são-paulino Kaká ostenta uma torcida virtual com o dobro do tamanho da soma dos torcedores dos quatro grandes paulistas nessas plataformas: 24 milhões. O São Paulo tem 6,5 milhões, atrás do rival Corinthians, atualmente com 10,8 milhões de fãs online. Palmeiras e Santos ficam empatados na lanterna, com 4 milhões de fãs cada um.

- Sem dúvida é um acréscimo você ter uma figura como o Kaká na sua rede social, e o São Paulo pode tirar proveito disso associando o craque na divulgação de seus produtos, promoções e notícias - afirmou Eduardo Generoso, diretor de esporte da ESM Sports Marketing.

Essa dobradinha já foi usada pelo perfil oficial de Kaká. No dia 17, postou fotos do treino do craque no CT São-Paulino, alcançando mais de 230 mil "curtidas". Para efeito de comparação, o segundo jogador mais popular do clube nas redes, Paulo Henrique Ganso, com 4 milhões de seguidores, não consegue alcançar média superior a 30 mil curtidas por post. A média de Kaká é de 448 mil interações por post. Ele é uma das figuras mais populares do futebol na Internet, só ficando atrás de Cristiano Ronaldo, com 120 milhões de fãs, e colado em Neymar, que tem 53 milhões.

A Comunicação do clube foi procurada mas não pôde responder à reportagem sobre a existência de uma ação coordenada com Kaká. Vale lembrar que, caso o clube use o ídolo em contratos de patrocínio, o valor é repassado ao Orlando City, que empresta o atleta ao tricolor.