icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
04/04/2014
11:43

O técnico Alexadre Gallo, principal responsável pelas Seleções Brasileiras de base, divulgou nesta quinta-feira os 28 atletas que atuam no futebol brasileiro e farão parte do grupo sub-20 que iniciará a preparação para os torneios de Toulon, na França, e da China, na cidade de Chengdo. O grupo total será formado por 40 jogadores, e será completada com jovens que atuam no exterior. Os jogadores 'brasileiros' convocados ficarão em Mogi das Cruzes de 14 a 18 de abril.

Entre os nomes mais conhecidos, estão os atacantes Luan, Luciano, Thalles, Michael, Gabriel e Leandro - de Grêmio, Corinthians, Vasco, Fluminense, Santos e Palmeiras, respectivamente - e os zagueiros Rodrigo Caio, Dória e Samir, titulares de São Paulo, Botafogo e Flamengo.

As finais dos estaduais não serão atrapalhadas pela convocação, mas, para as equipes que disputam a Libertadores, há problema. Isso porque as oitavas de final da competição serão disputadas nos dias 16 e 30 de abril, enquanto as quartas serão nos dias 7 e 14 de maio. Caso Botafogo e Flamengo avancem na competição, o conflito de calendários desfalcaria as equipes cariocas dos zagueiros.

Clubes à parte, a Seleção vê esta preparação como parte do planejamento para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e o técnico Gallo afirmou que já começou as sondages inclusive fora do Brasil por atletas com idade olímpica.

- Já conversei com vários jogadores na Europa com idade olímpica, mostramos interesse em tê-los na Seleção Brasileira e a receptividade foi muito boa. No dia 9 de maio, alguns desses nomes estarão na lista para Toulon, um torneio que tradicionalmente é uma competição pré-olímpica - disse.

O treinador informou que a atenção a jovens que atuam no exterior também serve para aproximá-los da Seleção Brasileira, na tentativa de evitar um possível assédio de confederações europeias.

- Claro que, se puder escolher, todo jogador preferirá vestir a camisa do Brasil. Então, resolvemos trabalhar nesse sentido, de já trazer esses jovens para as seleções de base, o que certamente vai consolidar a identificação natural deles com a Seleção Brasileira.

Veja a lista de convocados do futebol doméstico

Goleiros:

Marcos - Fluminense

Uilsson - Atlético Mineiro

Georgemy - Cruzeiro

Caique - Vitória

Zagueiros:

Dória - Botafogo

Wallace - Cruzeiro

Samir - Flamengo

Jubal - Santos

Paulo Ricardo - Santos

Rodrigo Caio - São Paulo

Laterais:

Tinga - Grêmio

Auro - São Paulo

Wendell - Grêmio

Mateus Muller - Palmeiras

Meio-campo:

Lucas Silva  - Cruzeiro

Alison - Santos

Danilo - Vasco da Gama

Nathan - Atlético Paranaense

Lucas Evangelista - São Paulo

Jean Deretti - Grêmio

Luciano - Corinthians

Atacantes:

Ademílson - São Paulo

Leandro - Palmeiras

Alisson - Cruzeiro

Luan - Grêmio

Gabriel - Santos

Michael - Fluminense

Thalles - Vasco da Gama