icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
02/03/2014
13:14

A primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT, na sigla em inglês), em Gold Coast (AUS), não foi brilhante para o Brasil. Dos sete surfistas do país, apenas um deles, o paulista Gabriel Medina, venceu na bateria inicial para avançar direto para a terceira rodada, neste domingo. Os outros seis precisarão disputar uma repescagem para tentar avançar.

Gabriel não teve uma bateria fácil pela frente. Ele duelou no mar contra o havaiano John John Florence, que ano passado foi finalista desta etapa, e o compatriota Jadson André, que está de volta este à elite do surfe. Com manobras inovadoras, bateu John John por 15,67 a 13,40, enquanto Jadson anotou apenas 7,10 após cometer uma interferência.

- Eu estava me sentindo bem e confiante para arriscar as manobras na bateria. Minha prancha está muito boa para essas ondas e isso ajudou também. Estou voltando de uma lesão sofrida no Havaí, em dezembro, e não me sinto 100% ainda, mas estou quase lá, melhorando a cada dia. Espero poder surfar mais à vontade em breve, quando me sentir 100% recuperado. Estou feliz pela vitória. Eu tive uma bateria contra o John John (Florence) muito difícil em Pipeline no ano passado que ele me venceu, agora foi minha vez e é sempre muito bom competir contra ele - disse Gabriel.

Derrotados nas baterias, os outros seis brasileiros vão para a repescagem, que terá um duelo verde-amarelo. Miguel Pupo vai duelar contra Alejo Muniz para definir quem avança. Adriano de Souza, o Mineirinho, enfrenta o espanhol Aritz Aranburu, Filipe Toledo encara o australiano Mitch Crews, Jadson André tenta avançar contra o havaiano Sebastian Zietz e, por fim, Raoni Monteiro duela com o australiano Owen Wright.

Atual campeão do WCT, o australiano Mick Fanning também estará na repescagem, frente ao seu compatriota Matt Banting.

Defensor do título em Gold Coast, Kelly Slater, de 42 anos e 11 vezes campeão do WCT, venceu a bateria número 5, com nota 14,97, deixando Matt Banting e Matt Wilkinson na repescagem.