icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/12/2013
15:44

Atual técnico da Holanda, Louis Van Gaal rendeu muitos elogios ao seu colega Pep Guardiola, que comanda o Bayern de Munique. O treinador da Laranja Mecânica lembrou que trabalhou com o espanhol quando ainda era jogador do Barcelona, e que na altura, quebrou uma tradição na Espanha por já ver o seu potencial.

- Na Espanha, por tradição, a braçadeira de capitão se dá alguém com mais idade, mas a idade não importa. Quando cheguei ao Barcelona, dei para Guardiola, quis que assumisse responsabilidades e transmitir a filosofia - disse Van Gaal em entrevista ao site da Fifa:

- Eu disse a Pep: "Vai ser meu capitão". Ele respondeu que não. E então eu lancei a questão: "Eu te boto como capitão, você entende o futebol exatamente como eu entendo, por isso o faço capitão". Olhem aonde está agora...

Ainda sobre o assunto "capitão", Van Gaal explicou quais são os seus critérios para escolher quem leva a braçadeira, até lembrando de Puyol, que foi seu outro capitão no Barcelona.

- As características são muito importantes para mim. Sempre eu que nomeio meus capitães, pois tenho que estudar com eles, outorgar responsabilidades. Devo admirá-los pela personalidade, identidade... Meus capitães são todos muito profissionais, mas também ambiciosos e honrados - concluiu.