icons.title signature.placeholder Eduardo Mendes, Maurício Oliveira e Thiago Salata
08/06/2014
10:00

Fred quase não falha. Ao menos com Luiz Felipe Scolari é assim que tem funcionado desde o começo do ano passado, quando o técnico reassumiu a Seleção Brasileira e apostou no atacante como o seu “homem gol” para a Copa.

O artilheiro balançou a rede em 57,1% dos jogos em que foi escalado por Felipão: fez gols em oito dos 14 que jogou, sendo que em dois deles, contra Itália e Espanha, na Copa das Confederações de 2013, Fred deixou sua marca duas vezes.

O retrospecto faz Scolari ter toda paciência nos momentos em que até mesmo Fred se questiona dentro da concentração brasileira.

– Ele vinha dizendo: “eu vivo de gols, sou centroavante”. A gente tenta tirar essa ideia dele. Fred é um dos que tem de fazer gols – comentou o treinador da Seleção.

Fred fez seu primeiro gol pelo Brasil neste ano na última sexta, contra a Sérvia. Mesmo com os nove gols que a equipe fez nos outros dois amistosos de 2013, contra Panamá (4 a 0) e África do Sul (5 a 0), o atacante tinha passado em branco.

– É bom para mostrar que ele está voltando à sua condição de centroavante. Foi importante para o Fred se sentir mais confiante. É bom ele ter feito gol, espero que siga nessa evolução. É isso que a gente espera dele – afirmou Luiz Felipe Scolari.

Fred nunca passou mais do que três jogos seguidos sem gols pela Seleção com Felipão. Antes do jejum contra Panamá, África do Sul e Suíça, este último em 2013, ele ficou zerado contra França, Japão e México entre a preparação e a Copa das Confederações do ano passado. Depois, foi decisivo com gols diante da Itália, Uruguai e Espanha. O desempenho carimbou sua vaga na Copa-2014.

- Sou centroavante, minha função é proteger para quem vem de trás e fazer gols. Quando eu não consigo fazer, tento fazer bem a segunda parte. Contra a Sérvia fiz o gol e isso me deixa tranquilo. Já tenho 30 anos, sei que esse gol não vale para a estreia, e o gol da estreia não vale para o segundo jogo - disse Fred.

Fred-Felipão: os gols em 2013

Inglaterra 2x1 Brasil
Na reestreia de Felipão, Fred fez o seu.

Brasil 2x2 Itália
Atacante marcou outra vez.

Brasil 1x1 Rússia
Ele evitou uma nova derrota no fim.

Brasil 2x2 Inglaterra
Fred deixou sua marca no Maracanã.

Brasil 4x2 Itália
Artilheiro marcou dois na Copa-2013.

Brasil 2x1 Uruguai
Fred abriu o placar na semifinal.

Brasil 3x0 Espanha
Camisa 9 marcou dois na grande final.