icons.title signature.placeholder Eduardo Moura
15/06/2014
13:34

Logo mais as 16h Porto Alegre recebe o primeiro jogo de Copa do Mundo. E o clima não poderia ser melhor na cidade. No centro da cidade, os franceses fazem uma bonita festa na casa reservada pela Federação Francesa de Futebol, no Chalé da Praça XV, tradicional ponto gaúcho. Torcedores do PSG levaram uma faixa para lembrar o centroavante Zlatan Ibrahimovic.

Os franceses abriram uma extensa faixa na frente da "Casa Azul", onde o maior número de torcedores se reunía. O pano branco dizia: "Zlatan, nós sentimos sua falta", um recado para o artilhgeiro do PSG.

Imediatamente, parte dos franceses começou a vaiar, em clara divisão clubística do país. Depois de muitas risadas, o grupo se junto novamente para gritar palavras de incentivo aos franceses, como o já tradicional "Allez les Bleus". Depois, foram direto para o caminho do gol, que leva ao Beira-Rio em 2km de caminhada.

A casa dos franceses é um ponto de encontro criado pela Federação para os torcedores que viajaram da Europa para Porto Alegre. Somente franceses tinham acesso ao local. Os franceses recebem uma comanda e pagam o consumo enquanto assistiam aos jogos no telão. O clima era de alegria. Na parte da frente, muitos torcedores do Inter e do Grêmio observavam a movimentação, assim como franceses que traziam seus vinhos e curtiam a festa.

O Beira-Rio sediará neste domingo, às 16h, o duelo entre Honduras e França. Torcedores já podem ser vistos em toda a cidade, mas principalmente nos bairros próximos ao estádio colorado. Além deste jogo, outros quatro duelos acontecem, com Holanda x Austrália, na quarta, Coreia do Sul e Argélia, no outro domingo, e Nigéria e Argentina, na outra quarta. Ainda haverá um jogo de oitavas de final, dia 30.

Torcedores se reúnem em praça e cantam hino da França (Foto: Eduardo Moura)
Chalé da Praça XV, ponto clássico em Porto Alegre, virou Casa da França (Foto: Eduardo Moura)